Como proteger o seu negócio em tempo de coronavírus

Preocupado com os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) na saúde do seus negócios? Separamos algumas dicas e soluções para ajudá-lo a diminuir os impactos negativos que o seu estabelecimento comercial pode enfrentar. Confira!

20/03/2020 15h26

Fique de olho na mudança comportamental do consumidor

O avanço do Coronavírus (Covid-19) no país começa a provocar mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro. Um exemplo claro é a corrida por itens como máscaras e álcool gel, além do fato dos consumidores estarem mais cautelosos em fazer compras em lojas físicas com grande concentração de pessoas. Esteja atento a essas mudanças comportamentais! O fato de os consumidores estarem evitando os espaços físicos representa uma tendência de que neste momento eles se voltem ainda mais para o e-commerce e aumentem a procura por serviços como delivery.

Esteja preparado para recebe-los e trace estratégias que atendam às necessidades dos seus clientes.

Avalie o seu negócio e planeje estratégias

Olhe para dentro da sua empresa, avalie as vantagens e limitações que possui. Ao compreender a situação real do seu negócio, procure as alternativas cabíveis para o momento. Entre as alternativas estão negociar novos valores com fornecedores e prestadores de serviço; estabelecer parcerias; reavaliar custos; ou até mesmo apresentar novas propostas de produtos para os clientes. Há a possibilidade de entregas delivery? Então deixe o seu cliente saber! Se ele não pode ir até você, vá até ele. Com as possibilidades apresentadas, é o momento de traçar metas a curto e médio prazo, sempre com objetivos claros e de acordo com a realidade.

Intensifique sua comunicação digital

Com o momento de quarentena, muitos consumidores têm passado mais tempo nas redes sociais. Ou seja, é no ambiente digital que o seu público estará e é nele que você terá mais chances de ser encontrado. Portanto, a empresa que não investe em sua presença digital está perdendo oportunidades de vendas e espaço para os seus concorrentes. Estar presente no mundo digital permite que você ganhe visibilidade e construa autoridade no mercado – aumentando as suas chances de ser encontrado por novos clientes e fidelizá-los. Mas lembre-se que toda a produção de conteúdo deve ser feita de forma estratégica e planejada!

Diversifique o seu canal de vendas

Oferecer novos canais de vendas para a comercialização do seu produto, ou serviço, é uma excelente estratégia para alcançar consumidores que começam a evitar locais públicos ou que possuem hábitos de compra diferentes daqueles que já conhecem a sua marca. Uma estratégia de canais bem estruturada permite que o cliente compre onde estiver e da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda. O e-commerce, as televendas, o WhatsApp Business e as redes sociais são excelentes ferramentas para diversificar as vendas do seu estabelecimento. Se você já usa esses instrumentos, esteja atento aos produtos cadastrados, otimização da navegação, descrição de produtos etc. Ofereça conforto ao seu cliente neste momento.

Cuidado com o aumento abusivo de preços

A procura por máscaras, luvas. álcool gel e suprimentos alimentícios deve aumentar nos próximos dias. Tome cuidado com o aumento abusivo desses itens, pois a elevação injustificada do preço dos produtos configura prática abusiva e crime contra o consumidor e a economia popular. Mesmo num momento delicado no cenário mundial, não há justificativa para um aumento arbitrário de lucros e prejuízo ao consumidor. Além disso, lembre-se que a prática poderá deixar uma imagem negativa sobre a sua empresa quando a situação de crise passar.

Avalie a possibilidade do fechamento temporário do estabelecimento comercial

Até o momento, não há orientações do Governo Federal para o fechamento do comércio ou trabalho em horário reduzido. Alguns estados começam a se movimentar com a decretação do fechamento temporário de alguns estabelecimentos comerciais. Em locais onde ainda não há orientação para o fechamento, avalie o histórico da sua empresa. É importante que analise se é mais vantajoso manter a empresa aberta ou se compensaria a possibilidade de um meio turno, revezamento de equipe, férias coletivas ou home office. Ou seja, decida por aquilo que trará menos impacto ao seu negócio.

Caso decida fechar a loja, dedique-se ao trabalho nas mídias digitais. Neste caso, a empresa não irá parar, mas terá a chance de economizar em gastos com processos ou energia elétrica, por exemplo. É preciso prudência e tranquilidade. Qualquer decisão tomada em relação ao estabelecimento deverá ser comunicada ao cliente de forma direta.

Estabeleça uma comunicação direta

Estabeleça uma mensagem direta aos seus clientes em relação aos cuidados que o seu estabelecimento está tomando para a preservação da saúde dos seus colaboradores e consumidores. Espalhe cartazes, adesivos e panfletos pela loja com orientações sobre os cuidados que devem ser tomados. Disponibilize álcool gel aos clientes, e com frequência realize a limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros. Dê segurança ao seu cliente e mostre que você está comprometido com a causa!

Esteja atento aos comunicados oficiais

Por fim, fique ligado em todos os comunicados e informativos. Monitore de perto a situação do Coronavírus no país e no mundo. A orientação da CNDL e da CDL Campos é que as decisões e protocolos de saúde dos governos locais, bem como do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), sejam respeitados.