Confira 5 dicas para a sucessão da sua empresa ser um sucesso

20/09/2024 13h24

A transferência da liderança de uma empresa envolve a preparação e treinamento do sucessor para assumir a gestão, já que esse movimento normalmente ocorre devido a aposentadoria do antigo líder ou por questões ligadas à saúde. “Em um negócio que está há anos no mercado, a sucessão é indispensável para garantir a continuidade ao que foi construído. A transição, no entanto, mesmo que seja feita para alguém da família, pode apresentar desafios em alguns casos. Por isso, para que seja bem realizada, é necessário ter um planejamento amplo e antecipado, além de uma comunicação aberta para que tudo ocorra da forma esperada”, aponta Gilberto Manteiga, 67 anos, fundador da Prohouse Colchões, empresa com 45 anos de atuação no varejo, que está passando o bastão para o filho caçula, Thariel Manteiga.

Com uma experiência de mais de 58 anos, seja na roça com o pai ou dentro da companhia com os filhos, o empresário repassou seu aprendizado para que seu legado não chegue ao fim e, pensando em todo o conhecimento adquirido, Sr Gilberto listou cinco dicas essenciais para a sucessão familiar dar certo, confira:

O sucessor

A pessoa que ficará no seu lugar deve ser de extrema confiança e que tenha conquistado a posição por mérito e competência. “É fundamental escolher além dos laços familiares e focar principalmente nas habilidades e experiência necessária para essa posição”, orienta Manteiga.

Planejamento

Crie um plano que inclua etapas, cronogramas e metas para que fique claro que nenhuma fase deve ser pulada, além de deixar a todos cientes do que está por vir. “Dessa forma, você vai ensinar a paciência, pois a sucessão é um processo de médio a longo prazo e, também preparará a empresa para o futuro”, orienta o fundador.

Dinâmica familiar

É importante que sejam abertos e honestos um com o outro. Além disso, para que a familiaridade não influencie de forma negativa, saiba separar as discussões familiares das profissionais. “Para evitar o lado emocional e entrar em situações delicadas que podem atrapalhar o processo de transição, restrinja as conversas de trabalho a conselhos e ao corpo executivo, este é um dos pontos mais importantes”, aponta o empresário.

Apoio e feedback

Tenha em mente que fornecer um suporte contínuo após a sucessão ser concluída fará toda a diferença para o êxito posterior da empresa. “Feedbacks construtivos podem impulsionar os resultados e ajudar seu sucessor na adaptação ao novo papel”, revela Gilberto.

Desenvolvimento e capacitação

O novo líder deve se estudar constantemente sobre seu mercado de atuação para buscar melhorias e inovações. Além disso, é de suma importância se comprometer com novas forças para melhorar sua gestão. “Educação é investimento. Por isso, para um desenvolvimento contínuo ele precisa estar disposto a fazer treinamentos práticos e mentorias, por exemplo, como forma de ajudá-lo também em sua adaptação”, comenta.