Em 2023 as pequenas e médias empresas digitais faturaram R$ 72,5 milhões do dia 10 a 16 de setembro, segundo levantamento.
13/09/2024 10h45
Criado com o objetivo de valorizar e fortalecer o relacionamento das marcas, o Dia do Cliente (15/9) é uma excelente oportunidade para varejistas de todos os tamanhos se conectarem de forma mais próxima e significativa com seus consumidores. A data tem ganhado destaque no calendário do varejo brasileiro, mostrando-se relevante tanto para o e-commerce quanto para o comércio físico.
Segundo levantamento da Nuvemshop, em 2023, as pequenas e médias empresas digitais faturaram R$ 72,5 milhões do dia 10 a 16 de setembro, número 21,5% superior ante 2022, demonstrando o impacto significativo que o Dia do Cliente pode ter nas vendas online. Para Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, a data pode ser uma oportunidade estratégica para as marcas reforçarem a fidelidade dos consumidores, oferecendo experiências personalizadas, descontos exclusivos e serviços diferenciados. “Investir em campanhas que estimulem o engajamento, por exemplo, com interações nas redes sociais ou programas de recompensas, pode fortalecer o relacionamento e criar uma base de clientes mais leal e satisfeita”, indica a executiva.
Daniela destaca que as ações não devem se limitar apenas nas promoções. “As marcas precisam demonstrar o reconhecimento e a valorização dos clientes ao longo de todo o ano”, alerta.
Vantagens para as empresas
Com a tendência de crescimento nas vendas, já que a data se consolidou como um período importante para o comércio em geral, ser assertivo nas ações pode fazer toda a diferença. “Práticas que vão além das promoções tradicionais baseadas somente em preço. Personalizar a experiência do cliente é essencial, por exemplo, com ofertas baseadas em históricos de compras”, conta a executiva da Simples Inovação. Veja abaixo algumas vantagens que as boas estratégias podem trazer ao seu negócio:
A especialista Daniela Torres cita que a personalização também pode diferenciar a marca da concorrência, fortalecendo a lealdade e a fidelidade do consumidor em um mercado cada vez mais competitivo. “Quando as campanhas são ajustadas às preferências e comportamentos individuais dos clientes, as chances de engajamento e conversão aumentam significativamente. Isso demonstra que a marca conhece e valoriza o cliente, gerando uma experiência mais relevante e satisfatória”, completa.
Varejo físico x E-commerce
O varejo físico e o e-commerce não são inimigos, mas sim aliados que oferecem ao cliente uma experiência mais completa, aumentam a conversão e fortalecem a marca. Daniela alerta aos empreendedores que ainda não estão com uma presença online. “Se sua marca ainda não tem uma loja virtual, é hora de considerar essa possibilidade. Isso não só ajuda a escalar e atingir um público muito maior, como também é uma excelente forma de permitir que seu vendedor conclua uma venda com um produto que está sem estoque naquele momento na loja física”, argumenta.
A presença digital não se resume a uma loja virtual, ter um contato via aplicativos de mensagens instantâneas já pode ajudar bastante. “Essas plataformas permitem que você se conecte com seus clientes, ofereça suporte e promoções, e mantenha sua marca relevante e acessível. Aproveitar o Dia do Cliente para promover uma integração entre o físico e o digital irá maximizar seus resultados”, explica a executiva. Ela também listou algumas dicas que auxiliam a empresa a se destacar nas datas comemorativas, confira: