Mega Feirão Limpa Nome na próxima semana no Palácio da Cultura; três dias de chance

CDL destaca que empresas de Campos também participam do Feirão e essa é a oportunidade para a retomada do crédito e consumo.

03/11/2023 11h23

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, e com a coordenação do Tribunal de Justiça do Estado, e outras entidades, organiza o Mega Feirão Limpa Nome. O campista que quiser resolver suas pendências de crédito junto a diversos credores vai ter oportunidade na próxima semana, na segunda (06), terça (07) e quarta-feira (08), das 9h às 17h, no Palácio da Cultura.

O Mega Feirão Limpa Nome é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com apoio da Prefeitura de Campos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Procon, além da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da OAB - 12 Subseção.

Em Campos, existe cerca de 50 mil pessoas com o nome negativado no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), que somam mais de R$ 22 milhões de valores a receber. A novidade deste ano é a participação de instituições financeiras.

Também vão participar do Mega Feirão, empresas de telefonia, concessionárias e lojas. Advogados da OAB/Campos e do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC) vão orientar os interessados em seus acordos.

O presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior, lembra que muitas instituições dão ótimas oportunidades de desconto:

“Quem busca limpar o nome é a pessoa correta. É aquela que, às vezes, não teve uma oportunidade, seja por um momento complicado, seja por conta de uma taxa de juro alta e, nesses eventos, é possível negociar com grandes descontos e até isenção de juros”.

O coordenador do CEJUSC da Comarca de Campos dos Goytacazes, Juiz Ralph Manhães, destaca a parceria com a Prefeitura de Campos para a realização do evento.

“Este é o primeiro ano com a participação do Tribunal de Justiça, e a Prefeitura está nos apoiando, abriu as portas do Palácio da Cultura e está nos dando todo o suporte, inclusive, com a participação do Procon”, acrescentou.

“Cerca de 10% da população campista está, pelo menos, em um banco de dados negativado. Com o Feirão, a gente tende a dar mais cidadania às pessoas. Diminuir essas dívidas, tirar a pessoa dos bancos de dados negativos para que elas possam se reestruturar economicamente, voltar a ter sua vida normalizada e ser um consumidor aceito pelo mercado. Além de renegociar as dívidas, os consumidores que estiverem negativados poderão ter seu nome retirado das restrições de cadastro do SPC e da Serasa de forma imediata”, ressalta o juiz.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, ressalta a parceria do Tribunal de Justiça:

“Ano passado fizemos o Feirão em parceria com a CDL e foi um sucesso. Agora temos uma parceria de peso com a presença do Tribunal de Justiça, que está colocando as instituições financeiras que são os maiores credores. O Feirão é muito importante para o aquecimento do comércio, porque muita gente vai passar a ter crédito depois de quitar suas dívidas. Atendendo à população de maneira geral, buscando soluções para as dívidas financeiras que elas têm. Essa recuperação do crédito oxigena a economia”, afirmou.

Carlos Fernando Monteiro, diretor do Procon, fala do retorno para a economia do município e para o comércio:

“As pessoas com o nome limpo conseguem financiar seus produtos e isso gera um aumento do volume de vendas. Isso é bom para o comércio, é bom para o município, gera divisa e gera receita para todos. É importantíssimo que a gente consiga alcançar o maior número possível de pessoas endividadas para que elas possam regularizar seus nomes. A negativação impacta o PIB do Brasil, pois o consumidor não compra, o produto encalha na loja e a fábrica não produz, gerando um círculo vicioso”, finaliza.