Feriadão com o 1º Campos Acqua Fest em Lagoa de Cima

Na programação estão passeio da Lagoa de Cima até Barra do Furado, atrações culturais com Larice Barreto e Cotianelly, passeio no Rio do Imbé, entre outras atividades

01/11/2023 18h33

O Campos Acqua Fest é o primeiro Encontro de Jet Ski de âmbito nacional a ser realizado em Lagoa de Cima. O evento é organizado pelo grupo Família Campos Jet e com apoio da Prefeitura de Campos dos Goytacazes (Diretoria de Economia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima) e terá a presença de Grupos de Jet Ski do Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. A expectativa é que estejam presentes 150 embarcações, totalizando um total de 300 famílias e um público visitante de outras cidades e estados de aproximadamente 800 pessoas.

O encontro terá a participação da sociedade civil, secretarias municipais, comunidade náutica, proprietários e usuários de embarcações, marinas e clubes náuticos, além de empresas seguradoras, fabricantes de equipamentos, pescadores e universidades.

O evento visa movimentar a Economia local, assim como fomentar atividades náuticas no município e toda a cadeia produtiva do setor. O evento espera poder ocupar cerca de 200 quartos de hotéis e aluguel de 100 imóveis residenciais do tipo airbnb, movimentando também o comércio de combustíveis, supermercados, bares, restaurantes, vestuário e incentivando também o turismo ecológico, rural e da cidade. A Expectativa de valores movimentados é de R$400000,00

O Evento contará também com Feira de artesanato, gastronomia local, foodtrucks e cerveja artesanal. A expectativa em valores é que possamos chegar há um volume comercializado de R$35000,00.

O evento contará com várias atividades : 1º Forum do Navegador Amador, passeio da Lagoa de Cima até Barra do Furado, atrações culturais com Larice Barreto e Cotianelly, passeio no Rio do Imbé e brunch de despedida dos grupos de Jet.

Programação:

• Quinta-feira (02/11/2023) das 14h às 17h - I FÓRUM DO NAVEGADOR AMADOR - “Conscientização ambiental, limpeza, cuidados, acesso público ao espelho d’água e normas náuticas em Lagoa de Cima” para debater melhorias, acesso e uso consciente do espelho d'água, normas e interesse turístico em Lagoa de Cima e arredores;
  • Sexta-feira (03/11/2023) das 10h às 15h - Passeio da Lagoa de Cima até a Barra do Furado, passando pelo Rio Ururaí, pela Lagoa Feia e pelo Canal das Flexas. (trajeto de cerca de 150km - ida e volta);
  • Sexta-feira (03/11/2023) das 15h às 17h - Show de Larice Barreto;
  • Sábado (04/11/2023) das 10h às 15h - Encontro na Lagoa de Cima e passeio no Rio do Imbé. (trajeto de 30min de duração);
  • Sábado (04/11/2023) das 15h às 17h - Show de Cotianelly;
  • Domingo (05/11/2023) das 9h às 11h - Café da manhã de despedida e passeio em Lagoa de Cima.

Fala do Diretor de Economia Solidária Sandro Figueredo:

A Economia Solidária é uma área irmã do Turismo, onde promovemos eventos com o intuito de movimentar e economia local através de eventos turísticos culturais seguindo o mesmo modelo implementado pelo Secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca, gerando renda para os setores do artesanato, gastronomia, sustentabilidade, agroecologia e pequeno comércio. Através desses eventos movimentamos também toda a cadeia produtiva e economia local, no caso desse evento hotéis, bares, restaurantes, entre outros.

Quando recebemos a proposta da Família Campos Jet para apoiar o evento, surgiu a oportunidade de realizarmos em conjunto a feira e dar oportunidade a quem precisa escoar as suas mercadorias. Sem esquecer da parte sustentável e artesanal, é claro!

Gostaria de deixar o agradecimento ao Prefeito Wladimir Garotinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico Mauro Silva e a Presidente da Fundação Osvaldo Lima por todo apoio, estrutura e shows para o evento.

Agradeço também a Família Campos Jet pela parceria, confiança em nosso trabalho e por acreditarem no potencial que Campos tem.

Fala de um dos administradores da Família Campos Jet, Heneilton Pessanha (Corea):

É um evento que nunca aconteceu na cidade de Campos e na Lagoa, será de grandes proporções para a área turística, hospitaleira e economia local, que é pouco explorada. Assim como mostrar as belezas naturais que temos há poucos quilômetros da cidade, já que poucas cidades do estado possuem tantas belezas naturais grandiosas como nós. O evento contará com a participação e fiscalização da Marinha e também um evento de conscientização ambiental, falando sobre os cuidados que devemos ter com a nossa natureza através de um fórum que serão debatidos vários assuntos como área náutica, ambiental e sobre a estrutura que temos atualmente na Lagoa para recebermos visitantes. Esse evento será o primeiro de muitos e já nasce como o maior encontro de jet ski do Estado do Rio de janeiro.