CDL se reúne com diretor da INFRA para discutir operações no aeroporto Bartolomeu Lisandro

Secretário de Desenvolvimento Econômico Mauro Silva também participou e outra reunião foi agendada.

21/06/2023 17h39

Em reunião realizada nesta quarta-feira (21) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- com o diretor da INFRA – empresa responsável pelas operações do aeroporto Bartolomeu Lisandro-, Louzival Mascarenhas Júnior, ficou acertado que a concessionária participará de uma nova reunião na próxima semana com a presença da Azul para definir as operações de voos entre Campos, Campinas (SP) e a Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva, participou da reunião é foi pontual no questionamento ao diretor da INFRA sobre o aeroporto de Campos, que pertence ao município, mas que desde 2019 foi concedido a esta empresa por um período de 30 anos.

- O eixo de desenvolvimento de Campos passa pelo aeroporto e não é concebível que esse não tenha uma estrutura adequada pela receber passageiros e aeronaves. Estamos cobrando o Plano de Exploração Aeroportuário (PEA) de forma plena. Essa análise é pertinente, pois está prevista na concessão observar as regras gerais há cada cinco anos e, se necessário, fazer a revisão dos parâmetros deste plano – disse Mauro Silva.

O presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior, afirmou que a entidade tem cobrado de forma veemente uma solução para essa questão dos horários de voos, bem como seus destinos, e que promoverá quantas reuniões forem necessárias para equalizar essa demanda.

- A questão é que a Azul cobra da INFRA melhorias no aeroporto, condicionando isso a mudanças no perfil de suas operações. Hoje trouxemos a Campos a autoridade máxima da INFRA para essa reunião. Agora vamos fazer outra colocando na mesa também a Azul – disse o presidente da CDL.

Edvar Júnior acrescentou que além da questão dos horários e destinos dos voos, outros aspectos foram questionados na reunião de hoje com o presidente da INFRA.

- Podemos dizer que Mauro Silva não foi econômico em seus argumentos e cobrou além de outras demandas do aeroporto Bartolomeu Lisandro, desde sanitários no desembarque até uma cantina de conveniência para os passageiros. Mauro foi incisivo ao cobrar principalmente a compatibilidade dos voos com horários e destinos de acordo com os interesses da maioria dos usuários. Foi uma reunião bastante proveitosa. - disse Edvar Junior.

O diretor da INFRA, Louzival Mascarenhas foi receptivo aos questionamentos e se comprometeu em participar da reunião na próxima semana com a Azul para buscar uma solução para esse impasse.

- O que posso dizer é que não temos pendências com a Azul e reafirmar que somos uma empresa operadora aeroportuária, com o compromisso de prover a infraestrutura para as empresas de aviação – disse Mascarenhas Júnior.

Não só os horários de voos foram discutidos na reunião de hoje, mas também os tipos de aeronaves a serem utilizadas. O presidente da CDL defende que todos os voos sejam feitos por aeronaves ATR 72, com capacidade para 70 passageiros e que pelo menos um desses, diariamente, tenha como destino o Santos Dumont no Rio de Janeiro.