Funcionários da Ampla recebem capacitação para combater a Dengue

Acordo foi feito entre a Prefeitura de Itaperuna e a concessionária de energia elétria


10/03/2010 00h00


     A Prefeitura de Itaperuna realizou no dia 09 de março uma palestra de capacitação para que os funcionários da Ampla instalados na cidade saibam combater a Dengue. O coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde do município Aurélio Carneiro orientou mais de 20 funcionários que trabalham na área de manutenção da parte elétrica na zona rural.
     De acordo com o coordenador, os funcionários capacitados serão multiplicadores de informações. “A proposta é treinarmos estes funcionários que trabalham em contato com o público para prestarem orientações aos moradores e demais trabalhadores do local sobre a eliminação de criadores, que deve ser um hábito diário, com ações simples como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses e vedar a caixa d’ água. Cobrir pneus e dispor corretamente o lixo, jogando-o em lugares apropriados”, explicou Aurélio.
Prevenção é o melhor remédio
     Embora o período de maior proliferação do mosquito transmissor da doença tenha passado, a Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Itaperuna alerta que o período ainda é preocupante. “Não devemos parar. Devido as alterações do tempo este trabalho segue intenso durante o ano inteiro e inclui uma série de medidas para eliminação de criadores, incluindo a visita dos agentes de campo em todas as residências da cidade com entrega de folhetos informativos, operação cata-bagulho (com o recolhimento de materiais não utilizados) e bloqueios de focos da doença”, explicou o coordenador.
  A Vigilância Ambiental em Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas, a cada 15 dias, em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Em dias alternados, os agentes de saneamento, através do NICES, também se fixam em locais públicos como as escolas e unidades de saúde, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos à população a respeito de prevenção e combate à Dengue.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!