Golpe em Campos preocupa Procon

A secretária executiva do Procon, Rasângela Tavares, informa que estabelecimentos comerciais estão sendo vítimas de um golpe que está sendo aplicado no município.


07/03/2010 00h00

Ela explicou que a pessoa física e/ou jurídica recebe uma ligação telefônica onde é solicitado a confirmação de dados cadastrais e imediatamente é enviado um fax solicitando a confirmação de dados cadastrais e imediatamente é enviado um fax solicitando que este seja preenchido e devolvido.

"Na ligação é informado que trata-se de atualização cadastral e não gerará algum ônus para o estabelecimento. Mediante os dados, os golpistas emitem boletos bancários e enviam para o estabelecimento", esclareceu Rosângela, informando que em alguns casos, os autores do golpe colocam nos boletos nomes parecidos com o de empresas responsáveis por venda de anúncio em listas telefônicas com a finalidade de confundir o comerciante.

De acordo com a secretária, quando a vítima tenta verificar a origem do boleto, é surpreendido com a informação de que assinou um contrato e portanto deverá pagar o boleto ou caso contrário terá o mesmo protestado em cartório. Diante desta situação, Tavares orienta que em caso de dúvida, procure orientação no Procom e não forneça dados cadastrais por telefone, nem mesmo envie fax e não assine documento enviado, caso contrário, será necessário provar a fraude em juízo.

"Mesmo as pessoas terem que procurar a Justiça, nós estamos disponibilizando um atendimento aos comerciantes e orientado o eles devem fazer diante dessa situação. “O golpe da lista telefônica é considerado crime de estelionato e os lesados devem ir até uma delegacia para registrar a ocorrência", ressaltou.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!