Windows 7 é o sistema operacional do ano

Sucessor do Vista e do XP, o Windows 7 foi apontado pelos leitores da INFO como o sistema operacional do ano.

06/03/2010 00h00

Vencedor com larga folga, o sistema operacional da Microsoft recebeu votos de 70% dos leitores, contra 21% para o Snow Leopard, da Apple, e 9% para o Android, da Open Handset Alliance. Nesse aspecto, a votação do Prêmio INFO parece refletir a recepção pública do Windows 7, que vem encontrando boa acolhida tanto de usuários como da mídia especializada.

A recepção positiva ao sistema estendeu-se às consultorias profissionais. A Gartner, que desaconselhara o upgrade para o Windows Vista, recomenda agora que as empresas comecem logo a migrar para o Windows 7. Até mesmo o tradicional conselho de aguardar o primeiro Service Pack foi deixado de lado desta vez. A recomendação é iniciar os testes e a migração já.

Para Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral do grupo de serviços online e consumo da Microsoft Brasil, essa virada na percepção do produto deveu-se principalmente a dois fatores. “O Vista exigia hardware mais robusto, e isso teve forte impacto sobre o usuário”, diz Oliveira.

Segundo ele, as mudanças precisavam ser feitas, para garantir, por exemplo, mais segurança ao sistema. Os problemas com o Vista se agravaram quando o usuário procurava drivers para os dispositivos e não encontrava. “Na época em que saiu o Vista, mesmo máquinas novas oferecidas no mercado não eram capazes de rodá-lo adequadamente”, lembra o executivo.