Novo cadastro positivo deve reduzir taxa de juros no Brasil

A partir desta terça-feira, dia 9 de julho, todos os brasileiros acima de 18 anos, que possuem CPF ativo e realizaram transações financeiras, bem como empresas devidamente inscritas no CNPJ, passam a participar automaticamente do Cadastro Positivo.

09/07/2019 10h17

O mecanismo, sancionado em abril deste ano, é um banco de dados que apresenta o histórico de pagamentos realizados pelos consumidores. Ele vai balizar a tomada de decisão do sistema financeiro, que passará a conhecer o bom pagador, e, com isso, há uma tendência de queda de juros.

A dinâmica é simples. Com mais informações sobre o histórico de pagamentos realizados pelos consumidores, o risco das operações de crédito tende a diminuir, favorecendo a queda do spread bancário, que é a diferença entre os juros que as instituições financeiras pagam para captar recursos e o que elas cobram efetivamente dos tomadores de empréstimos.

Para os setores de comércio e serviços, o cadastro de bons pagadores também vai facilitar a avaliação e a concessão de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.

Com base em um score de informações, será possível ofertar crédito mais barato e com mais agilidade.

Apesar de a inclusão passar a ser automática, a partir deste mês, os consumidores não serão obrigados a permanecer na base do cadastro positivo e podem pedir a exclusão de seus dados a qualquer momento. Também poderão voltar quando quiserem. As informações saem automaticamente do banco de dados e não ficam mais acessíveis para a consulta, seja do próprio consumidor ou das empresas que concedem crédito. Para obter mais informações basta acessar o sistema no site do Serasa. Portanto, quanto mais informações sobre o comportamento de pagamento dos consumidores estiverem disponíveis, melhor e mais qualificada será a análise de crédito. Já as informações do histórico de pagamentos dos consumidores que constarem do banco de dados serão utilizadas exclusivamente para subsidiar a análise de crédito, não podendo ser usadas para outras finalidades.

Fonte: Exame