Vendas no Natal crescem 2,66% e têm melhor resultado desde 2014

Conforme havia previsto o presidente da CDL Campos, Joilson Barcelos.


26/12/2018 18h14

O crescimento nas vendas de Natal ficou dentro da expectativa traçada pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Joilson Barcelos. Ele havia previsto um crescimento entre 2 e 5% dependendo do segmento da atividade comercial. A média nacional de crescimento nas vendas em relação ao ano passado foi de 2,66%, o que de certa forma se aplica aqui.

- Em um ano bastante conturbado, esse crescimento nas vendas mesmo que tímido é inspirador para o próximo ano que chega com muitas expectativas. Temos que considerar que essa foi a média mas outros setores tiveram um crescimento um pouco mais expressivo. Não foi um Natal ruim e esperamos um melhor em 2019- disse Joilson.

A retomada da confiança do consumidor e a expectativa de retomada da economia levaram os brasileiros a presentear mais neste Natal. Dados Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que as consultas para vendas a prazo nos 21 dias anteriores ao Natal (entre 04 e 24 de dezembro) — data comemorativa mais lucrativa para o varejo —, cresceram 2,66% na comparação com o mesmo período de 2017.

Este é o segundo ano consecutivo de alta. Nos últimos anos, as vendas a prazo no Natal tiveram o seguinte desempenho: +2,13% (2017), -2,29% (2016), -4,16% (2015), -8,3% (2014), +3,62 (2013) e +3,90% (2012). Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os números refletem o clima de otimismo quanto aos rumos do país. “Após um período de retração da economia, observa-se uma perspectiva positiva do cenário pós-eleições, que estimulou muitos consumidores a irem às compras neste Natal”, avalia.

De acordo com um levantamento da CNDL e do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal foi estimado em R$ 115,9. A previsão era de que a data movimentasse cerca de R$ 53,5 bilhões na economia. O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas para venda a realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, nas três semanas anteriores ao Natal (entre os dias 04 e 24 de dezembro de 2018), na comparação com o mesmo período do ano passado.


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