Melhorar a experiência no ponto de venda pode alavancar o valor da sua empresa

Apesar de vivermos em um contexto cada vez mais digital, o impacto da presença do relacionamento humano, tanto no atendimento quanto nas vendas, ainda é inquestionável.

16/08/2018 09h32

É nesse contexto que ações de trade ganham espaço: realizadas em pontos físicos, elas levam experiências marcantes para o consumidor, reforçando a importância das marcas, aumentando conexões emocionais, dando motivos para que os clientes optem por elas.

Como explica Luís Ricardo Ferreira, vice-presidente de Operações e Trade da Atento, o trade é uma ação complementar de marketing, realizada em um ponto físico. Pode ser feito com os mais variados objetivos, como um lançamento de produto ou uma venda direta com abordagem técnica ou comercial, ou seja, tudo o que precisa de uma pessoa ou depende de uma interação.

A ação normalmente é feita por empresas que têm o trade marketing como core business. Porém, ao contrário da Atento, essas

agências não oferecem às clientes algo essencial: comprovação de resultados. Nessa busca, Ferreira revela que esse é um diferencial na Atento. Já faz parte do DNA da empresa trabalhar com foco em resultados para a empresa contratante, uma vez que essa estratégia é usada também em parcerias de atendimento ao cliente, por exemplo.

“O grande diferencial da Atento é a customização das nossas entregas, dos nossos contratos”, explica. “Empresas que têm uma busca por experiências que unem digital e pessoal podem, por exemplo, contar com pesquisa de preferências do consumidor, estruturar entregas em digital, entre outras possibilidades”.

Para isso, a Atento considera os KPIs do negócio do cliente e desenvolve uma entrega orientada por isso, assim como o modelo de remuneração, que acontece de acordo com as entregas feitas ao cliente. “Essa cultura é repassada aos nossos colaboradores”, diz. “Criamos uma cadeia de valor voltada para o que o cliente precisa e todos ganham no final”.

Tecnologia e pessoas
Com uma solução própria alinhada ao processo, o serviço da Atento possibilita diferentes usos, além de envolver a contratação de muitas pessoas. “Esses são grandes diferenciais”, afirma. “Conseguimos fazer contratos de longo prazo, ao contrário de empresas que não se sentem suficientemente seguras para isso”.

Quando o assunto é contratação, o executivo afirma que quem define o perfil de colaborador é o cliente. E a Atento, por ter uma forte atuação digital, realiza contratações e treinamentos por meio do ambiente digital. O conteúdo, porém, também é determinado pela empresa-cliente. Em trade, a contratação é específica para o modelo que será realizado.

Fonte: Portal No Varejo