Cadastro positivo entra em pauta

O projeto de lei que prevê a criação do cadastro positivo, que depende de aprovação em algumas comissões do Senado para tornar-se realidade


13/01/2010 00h00

O projeto de lei que prevê a criação do cadastro positivo, que depende de aprovação em algumas comissões do Senado para tornar-se realidade, poderá reduzir os juros cobrados pelos bancos ao consumidor, voltou a afirmar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua coluna semanal da coluna “O presidente responde” publicada nesta terça-feira (12) em jornais brasileiros.

O cadastro positivo funciona como uma lista de bons pagadores com o objetivo tentar reduzir juros em financiamentos e empréstimos. O cadastro listará os nomes dos compradores que pagam em dia e que podem ser beneficiados por juros mais baixos, afirmou Lula.

Questionado sobre porque a redução da taxa Selic não se refletiu nas taxas cobradas ao consumidor até agora, o presidente destacou medidas tomadas pelo governo, como o estímulo ao aumento de crédito nos bancos públicos.

  Para estimular a concorrência, apoiamos os bancos pequenos e médios por meio de garantias adicionais para investidores e liberação de recursos depositados no Banco Central. O BC, aliás, passou a permitir que as contas-salário possam ser depositadas no banco de preferência do empregado, que, agora, pode escolher a instituição com menores tarifas, disse o presidente.

 Além disso, o presidente enfatizou também as medidas tomadas pelo governo para reduzir a violência nas  cidades brasileiras, como o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, com 90 ações repressivas e preventivas.

 Os índices de violência estão caindo em todos os dez estados onde o programa já foi instalado. No bairro de Santo Amaro, em Recife, houve redução de 60% no número de homicídios. Esses dados são animadores, sobretudo porque a gente sabe que resultados nessa área não costumam aparecer do dia para a noite, disse.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!