Com manutenção da Selic, Brasil volta a ser líder em juros reais

A nova manutenção na taxa básica de juros, a Selic, feita pelo Copom (Comitê de Política Monetária) nesta quarta-feira levou o Brasil a assumir novamente a liderança no ranking de juros reais.


27/01/2010 00h00

De acordo com estudo da consultoria Uptrend, o país volta ao primeiro lugar com taxa de 4%, seguido pela Indonésia, com 3,6%.

O ranking, que mostra os juros nominais de 40 países subtraídos das projeções de inflação nos próximos 12 meses, tem China, com juros de 3,3%, e Austrália, com 2,4%, na terceira e quarta colocações, respectivamente.

"A elevação de projeções de inflação em alguns países, aliada a diversas quedas de juros mundo afora, alterou novamente a dinâmica do ranking e colocou o Brasil mais uma vez no topo", afirma o relatório divulgado pelo presidente da consultoria, Jason Vieira.

"O país perdeu parte de sua atratividade de investimentos em renda fixa com a entrada em vigor do IOF de 2% para aplicações de investidores não-residentes. Porém, a retomada do topo do ranking mundial de juros reais tende a melhorar os investimentos em renda fixa", segundo Vieira.

Ele afirma ainda que a atual política monetária deve tardar a se alterar. "Os juros aos 8,75% ao ano serão uma realidade por boa parte de 2010", diz Vieira, que ressalta que uma possível mudança só reforçaria a posição, já que a expectativa é de aperto monetário --ou seja, aumento da taxa.

Colômbia (1,5%), no oitavo lugar e África do Sul (1,1%), em décimo, são as novidades entre os primeiros colocados.

As últimas posições no ranking de juros reais ficam com Índia, com juros reais de -9%, Venezuela (-7,6%), Israel (-2,6%), Estados Unidos (-2,5%) e Inglaterra (-2,3%).


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!