Copom mantém juro básico em 8,75% ao ano

Decisão sem viés e por unanimidade acompanhou expectativa dos analistas


27/01/2010 00h00

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) optou nesta quarta-feira (27) pela quarta manutenção consecutiva da taxa Selic, que permanece no atual patamar de 8,75% ao ano, sua mínima histórica.

A decisão, tomada sem viés e por unanimidade entre os membros do comitê, veio em linha com o consenso das expectativas dos analistas, refletindo as projeções de inflação dentro da meta e a recuperação da economia brasileira nos últimos meses.

Comunicado
"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 8,75% a.a., sem viés. O Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.", disse a autoridade monetária em nota.

Alguns analistas esperavam uma elevação no tom do Banco Central, com pistas sobre se e quando começaria o aperto monetário. No entanto, a autoridade optou por um comunicado com poucos detalhes, mais enxuto que a reunião anterior - quando emitiu preocupações com a ocupação da margem de ociosidade remanescente.

Falta de pistas frustra
Na leitura da consultoria LCA, a principal alteração na nota foi a supressão de duas frases que constavam nos comunicados das reuniões anteriores. Uma que fazia referência à "ociosidade de fatores produtivos", que no comunicado da reunião de 09 de dezembro já fora considerada "remanescente". Outra em que a autoridade avaliava que "esse patamar de taxa básica de juros [de 8,75% ao ano] é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica”.

"No lugar dessas frases, o Copom optou por resgatar uma redação mais lacônica – afirmando que irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária". Como observa a LCA, frase idêntica foi publicada no comunicado da reunião do Copom de 23 de janeiro de 2008 – e antecedeu em duas reuniões o início de um ciclo de aperto monetário.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!