Câncer de mama: vamos falar sobre isso?


Anualmente, a CDL Campos apoia a campanha do Outubro Rosa. Durante o mês, a entidade personaliza suas plataformas digitais em alusão à campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e vai destacar questões ligadas ao tema, como dicas de prevenção. Com sua capilaridade e credibilidade, o movimento lojista de Campos dos Goytacazes vem tradicionalmente apoiando a campanha. A maioria dos estabelecimentos comerciais decora suas vitrines e lojas com motivos da mesma cor ao longo do mês, além de incentivar a decoração de prédios públicos, fachadas e monumentos. Para auxiliar o lojista, a CDL Campos apresenta uma dica para iluminar o ambiente, sem precisar trocar as lâmpadas ou a instalação elétrica. Basta colocar uma tela rosa com uma “gelatina cenográfica” sobre o refletor e posicioná-lo, em seguida, em direção à fachada do estabelecimento. Neste ano, a CDL Campos replicará a campanha criada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer). Com o tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, o objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; e esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento. Ampliar o debate e falar sobre o tema é de extrema importância diante dos números da doença. Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 mil casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Contudo, se detectado precocemente, há grandes chances de cura.

Aproveitamos para pedir que todas as ações do Outubro Rosa que o lojista estiver envolvido sejam registradas para posterior produção de matéria e publicação no portal da CDL Campos. As informações e matérias devem ser enviadas para o e-mail info@cdlcampos.com.br.