Câncer de prostata: Conscientização e prevenção


Novembro Azul é um movimento de conscientização realizado no mês de novembro dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por falta de informações ou mesmo preconceito, grande parte dos homens não têm o hábito de cuidar da própria saúde. Assim, a campanha Novembro Azul tem grande significado, sendo ao mesmo tempo muito oportuna e esclarecedora. A exemplo do Outubro Rosa, que trata da prevenção ao câncer de mama, o movimento lojista campista também apoia esta campanha, convidando empresas e comunidade a fazer parte desta grande ação solidária. Para destacar a visibilidade da campanha em novembro, a CDL Campos incentiva seus associados a decorarem seus comércios, ambientes, vitrines e fachadas com motivos de cor azul ao longo de todo o mês. E todos abraçam a campanha. O azul aparece como ornamento, confecção de laços e camisas, nos enfeites que remetem e promovem a iniciativa. A CDL Campos não fica de fora e trabalha os conteúdos da saúde do homem nas mídias digitais, com a utilização da cor em banners e capas de redes sociais e sites, aplicação da logomarca da campanha e divulgação de informações sobre prevenção e saúde do homem.

A PRÓSTATA


A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

INCIDÊNCIA


No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

CÂNCER DE PRÓSTATA EM NÚMEROS


Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, as sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco. Para 2016, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) prevê a descoberta de 61.200 novos casos do câncer de próstata.

PREVENÇÃO E FATORES DE RISCO


Há 90% de cura se o câncer de próstata detectado precocemente. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, se espalhando para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Homens acima dos 50 anos, com histórico da doença na família, obesidade ou sobrepeso estão dentro dos fatores de risco para a doença. Além de realizar exames periodicamente para prevenir, alguns hábitos podem ser adotados como forma de se precaver, como alimentação saudável, ausência de vícios e prática regular de atividade física.

Fontes: Inca e Instituto Lado a Lado pela Vida