NF-e: 85% das empresas não estão prontas para emitir

Um levantamento realizado pela Serasa Experian aponta que 85% das 240 mil empresas que terão de emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) a partir de 1º de abril ainda não estão prontas.

23/03/2010 00h00

"Há menos de 10 dias para o cumprimento do Protocolo ICMS 42, temos um universo estimado de mais de 200 mil empresas – das 240 mil estimadas para esta primeira leva de empresas em 2010 – que ainda não solicitaram o Certificado Digital para NF-e, e ele é apenas um componente do processo", alerta o presidente da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Ramos Rocha.

Obrigatoriedade

Conforme o Protocolo ICMS 42, contribuintes enquadrados em 240 códigos da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) são obrigados a emitir nota eletrônica. Para emitir eletronicamente a NF-e de mercadorias e serviços para outras empresas, é necessário um sistema emissor de NF-e e um Certificado Digital ICP-Brasil.

"Há vários tipos de sistemas para emissão de NF-e disponíveis no mercado, mas, independentemente do sistema escolhido, as empresas só conseguem assinar as notas com Certificados Digitais da ICP-Brasil", explica Rocha.

Acessando a área de Certificado Digital do site da CDL Campos é possível obter mais informações sobre a NF-e. Clique aqui para  solicitar on-line os certificados digitais para NF-e, e-CPF e e-CNPJ.