Juros recuam no mês de fevereiro

Depois de começar o ano em alta, pesquisa mostra que eles caíram no segundo mês do ano

23/03/2010 00h00

Os juros médios cobrados pelos bancos em todas as suas operações, para pessoas físicas ou para empresas, que iniciaram este ano em alta, recuaram no mês de fevereiro, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (23) pelo Banco Central.

No mês passado, a taxa média de todas as operações de empréstimo bancárias caiu para 34,3% ao ano, contra 35,1% ao ano em janeiro de 2010. O valor do mês passado é o mesmo de dezembro de 2009 e, também, é o menor desde dezembro de 2007 (33,8% ao ano) - que, por sua vez, representa o piso da série histórica do BC.

No caso das pessoas físicas, os juros cobrados pelas instituições financeiras caíram para 41,9% ao ano em fevereiro, ou seja, novo piso histórico. Em janeiro de 2010, os juros das pessoas físicas estavam em 43% ao ano. O menor nível registrado anteriormente, para estas operações, havia sido em dezembro do ano passado (42,7% ao ano).

Para empresas, os juros bancários totalizaram 25,9% ao ano em fevereiro, contra 26% ao ano em janeiro deste ano. Ainda estão distantes, porém, do piso histórico registrado em dezembro de 2007, de 22,9% ao ano.

Principais linhas de crédito
O BC informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial somaram 159,9% ao ano em fevereiro, com queda de 1,6 ponto percentual na comparação com janeiro (161,1% ao ano). Ainda estão mais altos, porém, do que o cobrado em dezembro do ano passado (159,1% ao ano). O juro do cheque especial é um dos mais altos de todas modalidades.