Macaé ganha prêmio nacional em Ciências e Engenharia

Dois trabalhos foram destaque e um deles é do Instituto Federal de Educação

23/03/2010 00h00

Macaé foi o grande vencedor da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), de incentivo ao jovem cientista, realizada na Universidade de São Paulo (USP). Dois trabalhos do município foram os vencedores do evento concorrendo com projetos de todo o país com apoio da Feira Macaense de Ciência e Tecnologia (Femacti), em parceria com a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia.

Entre os 16 trabalhos do Estado do Rio de Janeiro aprovados para participar da Febrace 2010, Macaé teve o maior número, com sete, vindo a seguir a capital com cinco e Niterói, com quatro. Foram quatro do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF-campus Macaé), dois do Colégio Salesiano e um do Colégio Estadual Luiz Reid, que ficou em primeiro lugar.

O projeto vencedor foi Jogos Didáticos – Pesquisa de Acordo com a Teoria dos Jogos, do Colégio Estadual Luiz Reid, na categoria Destaque na Área de Ciências Humanas – Educação, dos alunos Bárbara Rodrigues, Christian Alexandre e Raphaella Rodrigues, tendo como professor orientador Gildásio Nogueira Magalhães, e co-orientador, Danilo Funke Leme.

O segundo lugar foi conquistado pelo (IFF-campus Macaé), com o projeto Dimetil-éter: Estudo da Viabilidade Tecnológica da Conversão de Biomassa em Dimetil-éter, destaque em Ciências Exatas e da Terra, do aluno Lucas Ribeiro da Mata, orientado pela professora Margarida Castelló. Os vencedores ganharam coleções de livros.

- Pelo quinto ano consecutivo, temos os nossos trabalhos reconhecidos nacionalmente. Parabenizo os alunos e os orientadores, pois sabemos o quanto é difícil essa luta, disse o criador e organizador da Femacti, Marcelo Machado, que já está trabalhando para a sexta edição da Femacti que será realizada este ano. Machado destacou que todos os anos aumenta o número de participantes na feira macaense e amplia a qualidade dos trabalhos expostos, que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Outro projeto de Macaé também foi finalista pela III Feira de Ciências e Tecnologia, em Imperatriz, sul do Maranhão: Quebrando o Coco: da Matéria à Energia. Propostas de Rotas Tecnológicas para Aproveitamento Integral do Cocos Nucifera L. (Química), de Pilar Lourenço Castelló e Felipe da Silva Lopes, tendo como orientadora a premiada Margarida Lourenço Castelló, do IFF.

- É muito trabalho e dificuldade até conseguirmos participar de um evento como a Febrace, mas vale sempre a pena. Este ano, em especial, fomos os vencedores levando o nome de Macaé para todo o Brasil, destacou Gildásio Magalhães, professor de Física e Matemática no Colégio Luiz Reid, formado em Eletrotécnica e instrutor de treinamento aposentado da antiga Cerj.
 Ele contou que o trabalho passou por experimentos com os alunos em sala de aula e apresentou, na feira, a comprovação de como foram feitos os jogos. O resultado dos projetos está compilado num livro e quem quiser mais detalhes pode acessar o site da Femacti (www.femacti.com.br) ou Febrace (www.febrace.org.br).

História – O Projeto Femacti começou em 2005 visando proporcionar aos estudantes e professores da rede de ensino a troca de experiências nas diversas áreas do conhecimento, apresentando os melhores projetos desenvolvidos em sala de aula. A Femacti nasceu da história de Marcelo Machado que, aos 14 anos de idade, venceu a última feira de ciências do antigo Estado do Rio de Janeiro, com um trabalho de Física sobre geração de energia através de uma hidroelétrica, utilizando o sistema de pilha de volta.