Bairro Saudável é finalista de prêmio nacional

Projeto desenvolvidos pelas universidades e faculdades de Campos estão disputando a premiação


23/03/2010 00h00

Bairro Saudável é finalista de prêmio nacional
     O projeto Bairro Saudável, desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Campos, Uenf, Fafic, IFF, UFF, Cândido Mendes, Universo e Estácio de Sá, é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Gestão Educacional, promovido pela Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino. O resultado será divulgado no próximo dia 25, durante o VIII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, em São Paulo.
     O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo diretor da FMC, Nélio Artiles, em coletiva de imprensa, com a participação de representantes das instituições de ensino superior parceiras do projeto. Na entrevista, também foi apresentado um balanço do trote solidário deste ano.
     O Bairro Saudável tem como pólo o Centro de Saúde Escola de Custodópolis, unidade de atenção básica da FMC, que desenvolve projetos de diversas disciplinas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão para alunos de graduação e pós-graduação. O objetivo é promover o aprendizado na prática e, ao mesmo tempo, atuar em ações de responsabilidade social para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro.
     — O fato de estarmos entre os três melhores do país já é uma vitória. O Bairro Saudável mostra o quanto as instituições de ensino podem contribuir para a construção de uma sociedade melhor e que a integração é fundamental para ampliarmos nossas possibilidades — diz Nélio Artiles, que preside o Fórum Interinstitucional dos Docentes do Ensino Superior de Campos.
     O projeto já concluiu o diagnóstico sócio-econômico-ambiental de todos os moradores, através da UFF, que também promove extensão com alunos de Serviço Social. A Uenf desenvolveu projetos de pesquisa nas áreas de zoonoses e DST/Aids na terceira idade; a Fafic promove estágio para alunos de arte e atividades de extensão em arte-terapia para a terceira idade e a Universo atuou em projeto de pesquisa de inquérito domiciliar, além de realizar extensão prática para alunos de Enfermagem.
     A atuação do IFF é com projeto de pesquisa e extensão do Significarte e extensão com alunos de Arquitetura. Estudantes de Enfermagem da Estácio de Sá também fazem estágio em Custodópolis. A FMC trabalha com ensino e pesquisa para os alunos de Farmácia e Medicina e de pós-graduação em Saúde da Família.
     Trote – O trote solidário, iniciativa da FMC que começou no ano passado, mais uma vez cumpriu o objetivo de integrar calouros e veteranos de forma saudável, com gincanas, brincadeiras, doação de sangue a arrecadação de mantimentos. O fim do trote vexatório foi determinado por decreto do diretor Nélio Artiles no final de 2008. Os produtos de limpeza e higiene pessoal e alimentos não perecíveis arrecadados pelos alunos vão ser doados a instituições de assistência social do município.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!