Obama deve assinar a lei da reforma da saúde nesta terça, confirma Casa Branca

Ações dos estados contra a reforma não devem ter sucesso, diz porta-voz


23/03/2010 00h00

O presidente dos EUA, Barack Obama, deve assinar a lei da reforma do sistema de saúde no país nesta terça-feira, confirmou a Casa Brancan ontem.

"Ainda estamos trabalhando na logística", disse o porta-voz Robert Gibbs. "Mas acredito que a assinatura deve ocorrer no fim da manhã."
Na quinta-feira, Obama deve viajar para "fazer propaganda" da sua reforma em Iowa, Estado rural que ficou dividido a respeito das mudanças no setor da saúde, que movimenta US$ 2,5 trilhões no país por ano.

O projeto foi aprovado por estreita margem no domingo na Câmara dos Deputados, após um ano de batalha política. Políticos da oposição republicana prometem ir à Justiça em vários Estados contra a reforma, que amplia a cobertura dos planos de saúde para muitos dos 32 milhões de norte-americanos hoje desassistidos.
 Gibbs disse a jornalistas que não acredita que as ações na justiça dos Estados contra a reforma, aprovada por estreitra margem no Congresso na véspera, possam ter sucesso.

O porta-voz da Casa Branca afirmou que Obama irá sancionar o projeto na Casa Branca e depois participará de um evento com parlamentares no Departamento do Interior.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!