Fundação CDL participa da Feira de Oportunidades promovida pela Secretaria de Qualificação e Emprego

O evento começou às 9h desta terça-feira (30), no calçadão do Boulevard Francisco de Paula Carneiro e atraiu diversas pessoas em busca dos serviços como cadastro e atualização de currículos e vagas de cursos de qualificação.

30/04/2024 18h13

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos – CDL-, participou nesta terça-feira (30) através da Fundação CDL da Feira de Oportunidades 2024, promovida pela Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, atraiu diversas pessoas em busca dos serviços oferecidos, como a realização de cadastro e atualização de currículos e cursos de qualificação. A iniciativa, que contou com o apoio de outras secretarias, empresas privadas e instituições, aconteceu no calçadão do Boulevard Francisco de Paula Carneiro.

O presidente da Fundação CDL Roberto Escudine elogiou a iniciativa da prefeitura, principalmente no que diz respeito a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho, destacando que essa é uma das ações da entidade.

O secretário municipal de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, disse que a Feira alcançou sua expectativa. “A população tem buscado serviços e a gente passa a entender também quais são as necessidades não só da questão do emprego, da qualificação, da melhoria dos currículos, mas também a questão da documentação através da Fundação Leão XIII, o Procon também está conosco, o Fundecam também disponibilizando investimentos que podem ser feitos, já que estamos na área central, que é uma área de negócios. Nós estamos, de fato, encurtando o caminho da população aos serviços oferecidos num momento em que a gente comemora o Dia do Trabalhador. Registrar que nos últimos dois anos o município tem aumentado suas vagas de emprego e acho que isso dá para a gente a esperança de que a economia está crescendo e que nós vamos gerar muito mais empregos”, afirmou.

Durante o evento, profissionais especializados auxiliaram no cadastro e atualização de currículos, além de encaminhamento para vagas de emprego.

Aline Pavoni é uma das pessoas que buscaram os serviços. Ela, que busca uma posição no mercado de trabalho, aproveitou a Feira para atualizar seu cadastro e currículo. “Estou fora do mercado de trabalho há algum tempo e, hoje, foi uma oportunidade de atualizar o currículo na tentativa de me recolocar no mercado da área que atuo, que é de Recursos Humanos, Administração e Logística”, disse.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também esteve presente para orientações específicas a microempreendedores individuais, visando a apoiar o desenvolvimento e o crescimento dos empreendedores locais. O Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam) disponibilizou informações sobre empréstimos e auxiliou no processo de cadastro para aqueles que buscam apoio financeiro. Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) disponibilizou serviços de pesquisa ao SPC e Serasa, enquanto o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC) ofereceu cursos.

O Procon também tirou dúvidas da população. O secretário Executivo do Procon, Carlos Fernando Monteiro, falou sobre a importância da integração para a efetivação dos serviços. “Estou muito feliz de participar do evento e ver o sucesso dessa Feira. E o Procon sempre perto das outras secretarias, porque entendo que a integração de todas as secretarias só traz benefícios para a população. Então a gente fica muito feliz em poder estar atendendo aquilo que o prefeito sempre nos pediu, que é cuidar das pessoas”, afirmou.

Além de fazer seu cadastro, Denise Lima tirou dúvidas com o Procon e aprovou o atendimento na Feira. “Aproveitei a Feira para fazer meu cadastro e tirar dúvida com o Procon sobre a faculdade que estava fazendo. Gostei muito do atendimento. No momento estou desempregada, mas tenho experiência em muitas coisas, como ajudante de cozinha, auxiliar de creche, cuidadora de idosos, enfim”, disse.

Mais de 20 empresas privadas e instituições também estiveram presentes no evento, como Aforvig, American Insight, Datafox, Cietec, Grau Técnico, Ipê, Microlins, Senai, Solda Campos, Sun Rochas, Task, West Group, Universidade de Vila Velha e IES IBMR. A Obra do Salvador, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação CDL ofereceram vagas para jovens aprendizes.

Assessoria de imprensa com Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos