Comércio de Campos autorizado a funcionar nos feriados de Tiradentes e São Jorge e CDL apoia abertura

José Francisco destaca que dois feriados em sequência prejudicam a atividade do comércio.

09/04/2024 13h54

O comércio de Campos está autorizado a funcionar no próximo domingo, dia 21, feriado nacional de Tiradentes e na terça-feira (23) feriado estadual de São Jorge, com a presença dos colaboradores conforme prevê a Cláusula 7ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Comunicado neste sentido foi feito ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL- José Francisco Rodrigues pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos -SINDIVAREJO- Maurício Cabral.

- É importante que o comércio funcione nestes feriados que diminuem os dias úteis do mês de abril, sendo importante frisar que são dois feriados em sequência. A CDL recomenda a abertura prevista em convenção coletiva entre os sindicatos- disse José Francisco.

O Sindivarejo detalha que é preciso observar que a carga horária nestes dias não poderá ultrapassar de 6h, com 15 minutos para um lanche, as empresas ficam obrigadas a fornecerem lanches/alimentação para os funcionários ou custear o mesmo no valor de R$18,00 (dezoito reais) para cada empregado. Ressalta que a hora extra desse dia é de 100% em relação ao valor da hora normal ou o empregador poderá dar em folga, de acordo com a escolha do funcionário.

Mauricio Cabral acrescenta que o objetivo desta orientação é impulsionar o comércio local, já que o feriado nacional de domingo os supermercados, farmácias poderão abrir. Na terça-feira o feriado no meio da semana, acaba refletindo negativamente nas vendas.

- O momento é de incentivar as vendas e atender aos consumidores que estão de folga a visitarem os estabelecimentos comerciais para realizarem suas compras com mais tranqüilidade- destacou.