Federação das CDLs decide em Assembleia em Campos acompanhar regulamentação da Reforma Tributária

Solenidade que discutiu temas de alta relevância foi encerrada com homenagem ao ex-presidente Edvar Júnior.

27/02/2024 12h11

Na segunda visita à Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL- de Campos em menos de um mês, o presidente da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro, Fabiano Gonçalves anunciou oficialmente a Escola de Varejo que a entidade irá implantar a nível estadual, no dia 29 de março, com o objetivo de treinar e capacitar o comércio para os desafios futuros.

Abrindo a primeira Assembleia geral da segunda gestão de José Francisco Rodrigues na presidência da CDL Campos, Fabiano Gonçalves disse que a primeira turma do curso será composta de presidentes, vices presidentes e ex-presidentes da entidade de Campos e de outras, e em seguida o curso alcançará o comércio em geral.

- É importante que iniciemos pelos presidentes, vice-presidentes e ex-presidentes que são sabedores da necessidade de nos atualizarmos em todos os níveis. Esse treinamento será múltiplo, abrangendo todos os segmentos relativos ao comércio desde questões tributárias até aos avanços tecnológicos de vendas, como online- disse o presidente da Federação.

Fabiano, para um auditório lotado de associados e convidados, fez uma didática explanação sobre a reforma tributária aprovada no curso do ano passado pelo Congresso Nacional, e que agora entra na fase de regulamentação que é a mais importante.

- Posso adiantar os senhores que essa reforma tributária tende a facilitar a arrecadação por parte do governo, mas não significa a facilitação de quem paga o imposto. Essa ideia de que a carga tributária será menor é uma ilusão até aqui- disse Fabiano.

O presidente da Federação das CDLs anunciou que o movimento lojista, com todas as CDLs do Brasil vai acompanhar os grupos de trabalho do Congresso Nacional neste processo de regulamentação da reforma tributária.

- Temos que estar atentos, pois os reflexos da reforma começarão a ser sentidos já em 2026. Então vamos acompanhar todos os passos destes grupos em Brasília e defender os interesses de quem paga, pois os interesses de quem recolhe parece já estar contemplado. Será uma grande luta - disse Fabiano.

Na sua fala, Fabiano Gonçalves elogiou e estrutura da CDL Campos, ressaltando que ela é uma “casa de sucesso” entre as CDLs do Brasil, sendo a única do estado do Rio a manter com estrutura e atuante a sua Fundação.

Na apresentação sobre a reforma tributária, Fabiano Gonçalves pontuou cada detalhe previsto pela mudança, apontando pontos obscuros como o chamado “imposto do pecado” que pode incidir sobre produtos que façam mal para a saúde.

- Isso mostra como tudo está indefinido. Somente a título de exemplo, o ovo pode cair nessa se alguém considerar que ele altera o colesterol.  Por isso é importante acompanhar todas essas elaborações das leis complementares. Os senhores já tem ciência de que os governos dos Estados estão aumentando o ICMS, que irá acabar em 2027, para que não tenham perdas em sua nova configuração, o IVA.- explicou o presidente.

Fabiano fez algumas revelações preocupantes como o fato de que a reforma tributária confere aos municípios reajustar impostos como o IPTU por decreto e não mais de forma legislativa.

- Bom lembrar que a reforma tributária se refere ao consumido, mas nada tem a ver com outros impostos como IPTU, IPVA e outros. Vamos continuar pagando esses impostos- afirmou.

Taxa de Incêndio e Água

A Assembleia Geral da CDL em Março, em data a ser definida nos próximos dias, contará com a presença de tributaristas do escritório Mello Chaves, que está assessorando juridicamente a Federação, para discutir ações relativas a cobrança da Taxa de Incêndio, entre outros assuntos com também o pagamento de taxas de esgoto em descompasso com o consumo de água cobrada pelas concessionárias.

Campos é exemplo da DLI

A Federação quer que a CDL Campos continue participando do Dia Livre de Impostos – DLI- no próximo 06 de junho. Por sugestão da CDL Campos um dos itens a serem desonerados de impostos será a cesta básica.

- Isso vai gerar mídias espontâneas nacionais e a ideia surgiu aqui na CDL de Campos. As pessoas vão saber quanto custa uma cesta básica com imposto e sem o imposto e terá a percepção de quanto paga- observou Fabiano.

Edvar Júnior na Galeria de Ex-presidentes

Durante a Assembleia, depois de a mesa principal desfeita, ainda no auditório, foi apresentada a foto oficial do ex-presidente imediato Edvar de Freitas Chagas Júnior, que em seguida seguiu para a galeria de presidentes na sala de diretoria da entidade.

Edvar Júnior disse que era uma honra ter a foto na mesma galeria do seu pai, Edvar Chagas, que presidiu a Casa por várias gestões.

- Felicidade muito grande participar dessa galeria de ex-presidentes que ajudaram a contar a história dos 60 anos de CDL. Vou ter a honra de ser o primeiro filho a dar sequência ao legado do pai aqui nessa Casa. Espero que se torne uma tradição e novos filhos de ex-presidentes também venham fazer parte da história e do crescimento dessa entidade tão importante- disse Júnior.

Todo o conteúdo didático da palestra do presidente da Federação, em solenidade que teve os trabalhos conduzidos pelo vice-presidente de Relações Institucionais da CDL Campos, Fábio Paes, está disponível aqui pela CDL.

O presidente da CDL Campos, José Francisco Rodrigues agradeceu ao presidente da Federação e a presença de figuras emblemática do movimento lojista como o ex-presidente da Federação e da CDL, Odilon Martins, sócio Benemérito da Casa, e do também ex-presidente da Federação, Marcelo Mérida e do ex-presidente da CDL, Joilson Barcelos.

Também esteve presente o presidente da CDL de São Francisco de Itabapoana, Romário Teixeira Bernardo, o secretário de Administração e Recursos Humanos de Campos, Wainer Teixeira, além de comerciantes locais.