Na posse oficial na presidência da CDL José Francisco destaca que entidade intensifica luta pelo comércio e será Casa de ideias e diálogo

Prefeito Wladimir Garotinho participa da solenidade e faz convite para Edvar Júnior na área do turismo.


18/01/2024 11h53

Previous Next

No exercício da presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- desde o dia 1º de janeiro, o empresário José Francisco Rodrigues, sua diretoria e respectivos conselhos tomaram posse formalmente, na noite da última quarta-feira (17) em uma solenidade que ilustrou bem o prestigio da entidade, contando com presenças como a do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e vários secretários , como o de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior e de Turismo, Patrícia Cordeiro.

Presentes também representantes de diversas entidades coirmãs. Entre eles, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Maurício Cabral, o ex-presidente da Associação Comercial Industrial de Campos (Acic), Leonardo Abreu (representando a entidade), o vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Thieres Rodrigues, o presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartolomeu Júnior, o coordenador regional do Sebrae-RJ, Guilherme Reche, o presidente da Câmara Júnior, Alonso Barbosa, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Ricardo Cruz e diversas outros representantes de entidades civis, também das áreas de segurança pública e eclesiásticas.

Também prestigiou o evento a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques e Carlos Bacelar, presidente da Rede de Laboratórios Plinio Bacelar entre muitos outros empresários.

 

A posse ocorreu no auditório da CDL, foi aberta com uma mensagem gravada, pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, hoje secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

 

A mensagem de Ceciliano foi exibida em um telão. Nela, ele lamenta não poder estar presente, e mostra uma profunda intimidade com a CDL Campos:

“Quero lembrar que em 2020, essa casa me recebeu, exatamente em uma gestão de José Rodrigues, quando instalamos aí uma sessão da Alerj para discutir a criação do Fundo Soberano”. Ainda na mensagem, André Ceciliano dá os parabéns a Edvar Júnior pelas duas gestões consecutivas na presidência da CDL e conclui:

“José Rodrigues, meu amigo e irmão, não faltará oportunidade para um abraço. Desejo toda sorte nesse novo desafio e estou aqui em Brasília de portas abertas para você e a CDL”, completou.

 

O cerimonial registrou que antes da posse o presidente José Francisco Rodrigues recebeu telefonemas do presidente do Grupo IMNE, Dr. Herbert Sidney Neves e do presidente do Grupo Thoquino, Hugo Aquino Filho, ambos justificando as ausências por motivo de viagem e desejando sucesso em mais uma gestão do presidente empossado.

Em seu discurso de despedida, Edvar de Freitas Chagas Júnior, que esteve à frente da Casa por duas gestões, fez um rápido retrospecto de suas ações, destacando parcerias com órgãos como o Sebrae e Fundação Jornalista Oswaldo Lima, e o destaque dado a Cultura e ao Turismo, lembrando que o foco central continuou sendo a atividade comercial.

 

O prefeito Wladimir Garotinho também discursou na solenidade e o ponto alto foi o convite feito ao presidente que se despedia oficialmente do cargo, Edvar Júnior, para assumir uma diretoria na Secretaria de Turismo do município.

- Edvar seria uma ferramenta importante para impulsionar o turismo de Campos e o convite está feito – disse Wladimir.

Edvar Júnior se disse honrado com o convite, mas que no momento pretende sair de férias, período em que vai refletir sobre o convite, e ver a compatibilidade entre sua função de empresário e o exercício de um cargo público.

Após a fala do prefeito a mesa principal foi desfeita, para a posse formal da nova diretoria, o que coube a Marcelo Mérida como representante da Federação e Confederação das CDLs.

 

Já empossado, o presidente José Francisco Rodrigues fez o seu discurso afirmando o compromisso com a atividade comercial, principalmente em sua modernização com novos conceitos e plataformas, e a posição a partidária da entidade, porém sempre aberta ao diálogo.

“Discurso bom é discurso curto, porque se não foi bom pelo menos foi curto”, disse José Francisco em tom bem humorado. Ele destacou também o novo formato desta gestão contando com quatro vice-presidentes, sendo três deles ex-presidentes da entidade, afirmando que isso irá dar mais dinamismo as ações. Ao término sublinhou um agradecimento especial à sua esposa, Vânia, companheira de mais de 55 anos de vida, agradecendo também aos filhos, noras e genros bem como netos.

José Francisco Rodrigues já presidiu a CDL por dois mandatos consecutivos – 2020 e 2021 – em plena pandemia da Covid-19, em um desafio extremo para o comércio. A posse de José Francisco, sua diretoria e respectivos Conselhos aconteceu no auditório da CDL, seguido de um coquetel no salão de festas da entidade.

 

Os quatro vice-presidentes são Roberto Escudine, Norival  Manhães Lima Sobrinho, Francisco Matinho Ferreira Paes e Fábio Paes.

João Eugênio Moraes Pessanha é o diretor Secretário; Ralph Azevedo Pereira, diretor de Marketing, Promoções e Eventos; Luiz Felipe Goulart Marins, diretor de Serviços e Produtos; Luiz Cláudio Cardoso Barcelos, diretor para Assuntos Jurídicos e Econômicos; Pedro Bath Bacelar da Silva, diretor do Departamento Jovem e Edvar de Freitas Chagas Júnior, ex-presidente Imediato.

 

Tomaram posse ainda os titulares de diversos Departamentos e respectivos Conselhos bem como seus suplentes.

 


 
Coquetel reúne convidados

Após a posse oficial cerca de 300 pessoas foram recebidas em um coquetel no amplo salão de Festas da CDL, decorado por João Ibrahim, ao som de um sax com repertório de jazz e bossa nova.

Com decoração elogiada por todos, a festa se estendeu até o final da noite, com um serviço impecável.

 

 

Íntegra do discurso de Edvar Júnior

Boa Noite

Primeiramente agradecer a presença de todos. Em 31 de dezembro de 2023 conclui meu segundo mandato na presidência da CDL Campos.

Neste período focamos, no comércio e em demandas produtivas, com um olhar especial também para a Cultura e o Turismo, tratando ambos como força motriz capazes de gerar renda e empregabilidade.

Através do Podcast CDL+ e das redes sociais procurei dar visibilidade ao empreendedorismo e as potencialidades de nossa Cidade, onde acondicionamos depoimentos de empresários de todos os segmentos. Citar também outros projetos como o Feshion Day, que descentralizou a nossa marca.

Quero agradecer aos membros da minha diretoria e dizer que todos foram muito importantes para mim e para nossa CDL. Peço desculpas pelos momentos em que falhei, mas podem ter certeza que sempre foi querendo acertar.

Quero agradecer também aos múltiplos parceiros que me permitiram duas gestões que creio eu, tenham sido dinâmicas e de visibilidade para nossa entidade.

O mesmo digo do poder executivo e ao legislativo do nosso município com os quais mantemos um dialogo de alto padrão, sendo com ênfase no crescimento da cidade e principalmente do interesse público.

Agradecer as parcerias com Maria Auxiliadora Freitas e com o Sebrae através do Guilherme Reche.

Hoje, passo o bastão para José Francisco Rodrigues, e tenho certeza que irá fazer uma grande gestão. Deixo uma CDL economicamente saudável e com projetos futuros.

Como vocês percebem hoje é dia de agradecer, e aqui vai um agradecimento especial para minha esposa, aos amigos como Nilton Miranda e a todos que se fizeram presentes nestes dois anos de gestão. Quis o destino que a CDL comemorasse seus 60 anos na minha gestão, e assim agradeço o capricho do calendário.

Não posso deixar de mencionar a inspiração em meu pai, Edvar de Freitas Chagas, sendo uma figura emblemática que personifica a importância da CDL Câmara de Dirigentes Lojistas em nossa comunidade.

De pai para filho, solidificamos o compromisso e a importância da entidade com o desenvolvimento não só de Campos, mas de toda Região.

Quero aqui afirmar que o cidadão Edvar Júnior, estará sempre presente nos debates sobre os destinos de Campos e da Região.

E para encerrar.

Se o destino para o crescimento e o desenvolvimento da região partir do aeroporto Bartolomeu Lisandro, podem ter certeza da minha luta no fortalecimento do modal aéreo.

Então José Francisco, aquém eu sucedi e hoje me sucede: que você voe nessa nova gestão na certeza que estaremos todos juntos, abordo e você agora é o piloto. E lembrar que na vida todos somos passageiros e o que importa é o plano de vôo.

Muito obrigado

 

 

Íntegra do discurso do presidente José Francisco Rodrigues

Boa Noite

Muito recentemente ouvi do senador Efraim Filho, um dos relatores da reforma tributária, que discurso BOM é discurso curto, porque se não for BOM pelo menos foi curto.

Partindo deste conceito, diante de tantas autoridades e amigos, cumprimentando o prefeito Wladimir, comprimento à todos e agradeço o prestigio da presença.

Está é a terceira vez que assumo a presidência desta Casa, sendo as primeiras em 2020 e 2021, e todos aqui sabem o desafio que se apresentava naquele momento com os efeitos da pandemia da Covid.

Agora, nesta terceira gestão conto com quatro vice-presidentes, sendo que três deles já presidiram a entidade: Fábio Paes, Roberto Escudine e Norival Martins Sobrinho. Todos jovens.

Isso ilustra bem o organograma que estabelecemos para essa gestão, com divisão de tarefas, tornando a entidade mais ágil e focada na sua principal missão que é a luta pelos interesses que atividade comercial, atividades produtivas e também pelos interesses da sociedade como um todo.

Essa é uma Casa de idéias e diálogos. Institucionalmente nos relacionamos com todos, e 2024, um ano eleitoral, certamente estaremos dando voz a todos que almejam protagonizar a política do município.

Falo isso para deixar claro que essa sempre foi uma casa democrática e totalmente a partidária. Todos serão terão voz e serão ouvidos, mas preservamos o nosso direito e dever de levantarmos nossa voz, em defesa do nosso segmento e da nossa sociedade.

Como discurso BOM é discurso CURTO, e se não foi bom pelo menos foi CURTO, quero terminar agradecendo o meu antecessor, Edvar de Freitas Chagas Júnior, pelo dinamismo e visibilidade de uma gestão impecável, e também a minha esposa Vânia, companheira de toda uma vida e de muitas jornadas. Jornada como essa que efetivamente começa hoje.

Agradecendo à minha esposa Vânia, as filhas e netos, agradeço a Deus e peço que ele nos abençoe.

Obrigado


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!