Inadimplência: 5 passos para diminuir no seu negócio

Vem saber como a sua empresa pode reduzir os altos índices de inadimplentes.

25/08/2023 08h35

A inadimplência é um desafio para a maioria das empresas e, por isso, os gestores estão sempre em busca de soluções que façam esses números serem reduzidos.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostra que quatro em cada dez brasileiros adultos (40,43%) estavam negativados em novembro de 2022 – o equivalente a 65,53 milhões de pessoas, o maior número da série histórica do levantamento, realizado há 8 anos.

Logo, se trata de um problema compartilhado por muitos, já que devido aos atrasos ou falta de pagamentos, o fluxo de caixa acaba sendo comprometido, gerando uma grande bola de neve para empresas de todos os portes e ramos de atuação.

Contudo, mesmo sendo pouco provável eliminar totalmente a inadimplência de uma empresa, existem algumas medidas para reduzir os prejuízos. E, por isso, listamos 5 passos para ajudar o seu negócio. Confira!

Minimize a inadimplência no seu negócio através desses 5 passos

Nenhum empreendedor gosta de ouvir a palavra inadimplência, mas saiba que nem tudo está perdido, pois reduzir esses números não precisa ser um processo trabalhoso e muito complicado.

Então, para saber como fazer isso de modo eficiente e simples, continue a leitura.

1 – Comunique os seus clientes antecipadamente

Caso aconteça uma falha, ou mesmo falta, de comunicação entre a sua empresa e os clientes sobre os termos de crédito e pagamento, são altas as probabilidades de problemas futuros.

Portanto, para garantir que tudo ocorrerá bem, assegure de que as datas de vencimento dos pagamentos e as políticas do seu negócio, para casos de inadimplência, estejam bem claras antes de conceder crédito. E tenha sempre organizado, e de fácil acesso, os acordos que foram fechados.

2 – Envie lembretes sobre os pagamentos

Parece uma coisa bem óbvia, mas não é. A solução para muitos casos de inadimplência é um simples lembrete sobre o pagamento. Isso porque as pessoas esquecem, e esquecem com frequência.

Dessa forma, lembretes nos momentos certos costumam trazer ótimos resultados, desde que sejam amistosos, educados e convidativos. E isso pode ser feito de maneira automatizada, onde os disparos são realizados automaticamente dias antes do vencimento da dívida. Tudo isso vai ajudar a tornar esse procedimento mais simples, eficiente e sem esforço, uma vez que pode ser via e-mail, SMS ou WhatsApp Bussiness.

3 – Reveja o processo de concessão de crédito

Sabe aquela frase “nunca aposte todas as suas fichas em um único jogo”? A mesma lição deve ser aplicada quando o assunto é conceder crédito para os seus clientes. Afinal, para reduzir os impactos da inadimplência, é essencial evitar conceder crédito altíssimo para um mesmo consumidor.

Mas só isso não basta. Você também precisa realizar uma análise do histórico e comportamento de compras/pagamentos dos clientes antes de conceder crédito. Assim, você evita problemas com pessoas que contam com histórico de endividamento, preferindo realizar vendas à vista para esses casos.

4 – Peça uma quantia à vista

Lembre-se de que, quando você faz uma venda parcelada, você também pode pedir uma quantia do valor cobrado à vista. E esse processo pode ser realizado quando você tem um cliente com um histórico suspeito ou com aqueles consumidores que você ainda não tem todos os dados a sua disposição.

Desse modo, essa quantia normalmente está em 20% do valor faturado, mas também pode chegar a 50%, conforme o caso. E esse pedido não precisa ser realizado para os clientes que são fiéis, bons pagadores e que compram com regularidade.

5 – Utilize as soluções da CDL Campos

CDL Campos, em conjunto com o SPC Brasil, tem uma ampla variedade de soluções para ajudar a sua empresa, seja com a inadimplência, análise e concessão de crédito.

Quando o assunto é reduzir os altos índices de inadimplência, eles podem ajudar a sua empresa a receber até 85% das suas dívidas, permitindo:

– Aumento do seu índice de recebimento para obter melhores resultados;

– Ações de cobrança mais assertivas;

– Direcionamento das cobranças com maior efetividade;

– E muito mais.

Para conhecer todas as soluções disponíveis, acesse a página cobrança facilitada de clientes ou entre em contato para receber mais informações.