No Dia do Consumidor

Em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, organização pede serviços financeiros mais justos


15/03/2010 00h00

Em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira (15), a organização que representa os consumidores da América Latina exige serviços financeiros mais justos para a população da região.

De acordo com a Consumers International (CI), os consumidores da América Latina enfrentam problemas como cláusulas e encargos abusivos, tanto nos contratos bancários como nos de cartões de crédito.

Além disso, eles devem enfrentar dramáticas consequências decorrentes do endividamento e superindividamento realizado durante a crise econômica global, que está longe de terminar para a sociedade civil.

Pessoas, e não números

Segundo o coordenador do escritório de Santiago (Chile) da CI, Juan Trímbole, é preciso fomentar uma cultura financeira que coloque em um lugar central as pessoas e não os números.

Isso levou a CI a focar em “como os consumidores estão recebendo esses serviços e a necessidade de dar uma reviravolta para que recebam os serviços financeiros justos que merecem”.

Por isso, eles trabalham na elaboração de um modelo de legislação de insolvência familiar, ferramenta já vigente em países europeus e que está sendo estudada em outros da América Latina.

O processo ajudaria as partes envolvidas, manteria a integridade do grupo endividado e apoiaria o estado a gerar consumidores e instituições financeiras mais responsáveis e participantes do desenvolvimento nacional.


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