Secretaria de Agricultura de Itaperuna disponibiliza cana-de-açúcar para produtores

Depois de Bom Jesus do Itabapoana asgora é Itaperuna que está interessada no cultivo de cana-de-açúcar


12/03/2010 00h00

A Secretaria de Agricultura de Itaperuna está disponibilizando cana-de-açúcar para os produtores rurais. No processo estão envolvidos todos os segmentos ligados ao agro-negócio do Estado do Rio, através de convênio entre CAPIL, SEBRAE, SENAR, FAERJ, Sindicato Rural de Itaperuna e a Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de atender à necessidade de alimentação animal, principalmente no período de estiagem (seca). 
O secretário de Agricultura Décio Zampiér disse que “a Secretaria entende que para começarmos a ter uma evolução animal, tanto para produção de carne quanto de leite, precisamos ficar atentos à qualidade da alimentação desses animais”. 
Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura disponibiliza aos produtores rurais de Itaperuna, cana-de-açúcar para plantio. São adotados alguns critérios para recebimento dessa cana, o principal deles, é a conclusão de um curso de plantio e manejo de canavial, com o objetivo de o produtor obter o máximo de produtividade.  Esse curso já está formando a oitava turma. 
A cana oferecida é  desenvolvida pela EMBRAPA. Com alto poder de produção de forragem, produz de 150 a 200 toneladas de cana por hectare. O plantio da cana foi feito pela Secretaria de Agricultura no “Viveiro de cana-de-açúcar de Itaperuna”, e o único trabalho que o produtor tem é cortar e plantar a cana. 
O secretário ainda disse que os trabalhos de aração, gradagem, sulcagem de solo, transportes da cana, calcário e adubo, além da análise do solo e assistência técnica com engenheiro agrônomo são inteiramente gratuitos. Tudo isso é cedido pela Secretaria.
Essa iniciativa faz parte do programa “Fartura no Campo”, que busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Para que isso aconteça, a Secretaria de Agricultura disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter todas as condições de trabalho. 
Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o quê possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social, pois evitar o êxodo rural é uma das preocupações do programa.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!