10 dicas para ser mais produtivo

Veja algumas ideias que poderão ajudar sua empresa a alcançar novos patamares de produtividade.


29/08/2018 11h10

Muitos empreendedores querem ampliar a margem de lucro de seus negócios, mas não conseguem enxergar como aumentar as vendas e o reconhecimento de suas marcas no mercado. São tantos compromissos, metas para bater e, em meio a tudo isso, surge a necessidade de ser mais produtivo.

Pois bem, se você se identifica com esse tipo de empreendedor, talvez você não esteja sendo tão produtivo porque não adota as estratégias mais eficientes.

Continue acompanhando para saber como fazer uma gestão mais eficaz. Listamos 10 dicas simples e fáceis de aplicar para ser mais produtivo como empreendedor. Confira!

1. Atividades mais importantes em primeiro lugar

É muito comum o empreendedor ficar perdido com a agenda cheia de compromissos e metas a alcançar. Uma dica é organizar suas tarefas pelo critério de importância. Resolva primeiro aquelas que podem comprometer mais os seus negócios se não forem resolvidas a tempo.

Se a tarefa for muito grande, divida-a em partes menores. Assim, você terá uma visão sistêmica e não ficará paralisado diante de um problema que parece ser enorme.

2. Anote tudo o que precisa ser feito

Existem donos de negócios que acabam perdendo produtividade por muitas vezes esquecerem o pedido de um cliente, uma orientação para o fornecedor ou um recado importante para o funcionário. Com uma rotina apertada, não dá mais para ficar dependendo 100% da memória.

Sendo assim, anote tudo. Tenha sempre um caderno ou um bloco de notas no celular para registrar tudo aquilo que você tem certeza de que vai acabar esquecendo se não registrar. Dessa forma, você evita, inclusive, ganhar a reputação de irresponsável ou desinteressado e pode melhorar o atendimento ao cliente.

3. Descentralize as tarefas

Muitas vezes o empreendedor dispõe de uma boa equipe de colaboradores, mas tem mania de centralizar a maior parte de tarefas em suas mãos. Delegue tarefas para a equipe. Diga a cada funcionário o quanto você tem confiança e admira o desempenho dele. Essa é uma maneira de trabalhar a responsabilidade dentro da empresa.

Divida as tarefas de acordo com as habilidades de cada colaborador. Estipule uma tabela de tarefas, passe as orientações e determine o prazo para cumprir. Não deixe de dar um feedback objetivo e motivador. Você vai perceber como tudo vai ser mais produtivo.

4. Tenha metas do dia, da semana, do mês
De nada adianta trabalhar para cumprir uma meta mensal, sendo que os objetivos diários não estão sendo atingidos. Defina as metas por dia, as semanais e as mensais, e cumpra cada uma delas de maneira rigorosa.

Tenha uma visão individualizada de cada meta. Por exemplo: comece o dia se esforçando para bater as metas de hoje e não antecipe uma possível frustração por achar que não vai conseguir cumprir a meta semanal. O objetivo futuro depende de seu desempenho atual.

5. Evite trabalhar fora do expediente

Sabe aquele cansaço que bate logo cedo no trabalho? Pode ser aquela tarefa que você cumpriu ontem depois do expediente. Não seja obcecado ao ponto de correr atrás do tempo perdido fora do trabalho. Seu corpo e sua mente vão se cansar e você possivelmente vai ter dificuldades para gerir sua equipe no outro dia.

Reserve um tempo para descansar, pratique hobbies, faça um passeio com a família. Procure praticar uma atividade física também. Já está cientificamente comprovado que quem pratica algum exercício tem menos stress e rende mais no trabalho. Tenha uma vida saudável e, consequentemente, o seu negócio também terá vigor.

6. Utilize aplicativos para ser mais produtivo

Até mesmo o seu celular pode ser útil para gerenciar seu negócio. Existem diversos aplicativos que podem ser instalados em dispositivos móveis e que ajudam a controlar tarefas e compromissos do dia.

Só para exemplificar, experimente usar algum utilitário para distribuir tarefas entre seus colaboradores e organizar projetos. Conheça também um programa que funciona como agenda e que vai lembrar você quando não cumprir alguma coisa. Use e abuse das tecnologias a seu favor, inclusive para criar estratégias de marketing digital.

7. Organize sua caixa de e-mails

Quem trabalha recebendo pedidos ou fazendo negócios por e-mail sabe o tempo que se perde lendo e deletando mensagens indesejadas. Organize sua caixa de e-mails de forma a separar entradas diferentes para clientes, fornecedores e propagandas. Existem contas de e-mail que permitem aplicar filtros para ajudar nessa seleção.

Outra dica é verificar seu e-mail apenas em momentos específicos, separando um tempo só para isso.

8. Saiba separar sua vida pessoal da profissional

Circular sem pretensão pelas redes sociais, interagir no grupo da família no smartphone ou receber ligações daquela prima para saber o que vão fazer no fim de semana, tudo isso na hora do trabalho, vai acabar tirando você do foco.

Tenha disciplina. Quando tiver cumprindo uma tarefa, faça até o fim, não procure distrações. Reserve um momento pontual durante sua rotina de trabalho para checar compromissos pessoais. Avise seus amigos e familiares sobre a importância de separar a vida profissional. É uma maneira de você demonstrar que gosta deles, mas que precisa também dar conta dos negócios.

9. Invista em tecnologia e infraestrutura

Não dá para manter a produtividade se toda hora é preciso lidar com a internet que cai ou repor materiais de baixa qualidade. Invista na estrutura de seu negócio para ser mais produtivo. Observe os pontos fracos da infraestrutura da empresa e contrate uma equipe, mesmo que terceirizada, para dar conta disso.

Dependendo do tipo de seu empreendimento, dê preferência à manutenção de equipamentos eletrônicos, pois estes são cada vez mais essenciais. Também tenha uma lista de fornecedores e sempre peça recomendações de serviços. As tecnologias mudam constantemente, e você precisa ter um técnico atualizado e com responsabilidade para ajudar você em caso de uma pane no sistema.

10. Organize o seu local de trabalho

Dia após dia, ter que procurar um documento em meio a um monte de papéis, pastas fora do lugar e um armário em que já não cabe mais nada, são maneiras de ficar menos produtivo.

Arrume os materiais do local de seu trabalho. Você pode utilizar códigos nos documentos antes de guardar, separar os materiais de escritório de que precisa e colocá-los onde serão utilizados. Agilidade para encontrar as coisas é sinal de eficácia no seu negócio.

Como vimos, é possível adotar práticas simples e que trazem um resultado considerável no crescimento do seu negócio. Compartilhe essas dicas com seus funcionários, pois, para ser mais produtivo, o processo de evolução também deve ser acompanhado pelas pessoas à sua volta.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!