IFF altera datas das provas do Processo Seletivo e Vestibular, mas período de inscrição está mantido

Provas das seleções 2018 - 2.º semestre serão aplicadas em 10 de junho (Cursos Técnicos e 1.ª fase do Vestibular) e 08 de julho (2.ª fase do Vestibular).


20/04/2018 17h16

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) alterou as datas das provas do Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio e do Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2018 - 2.º semestre. O período de inscrição, por sua vez, não foi alterado e permanece o mesmo, até o dia 27 de abril, no endereço www.selecoes.iff.edu.br, ou presencialmente no campus ofertante do curso de interesse.

 As provas objetivas dos Cursos Técnicos e da 1.ª fase do Vestibular serão aplicadas no dia 10 de junho de 2018; já a 2.ª fase do Vestibular ficou para o dia 08 de julho, conforme consta nos Editais de Retificação N.º 79/2018 (Processo Seletivo) N.º 80/2018 (Vestibular).

 “As alterações (nos editais) estão destacadas em vermelho e terão início a partir das datas programadas para retirada do cartão de confirmação de inscrição”, explica Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF. A mudança de data se deu por conta da necessidade de realização do Concurso Público do IFF no mesmo dia previsto para estas seleções.

 Para os Cursos Técnicos de Nível Médio, são ofertadas 680 vagas para os campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã e o Campus Avançado São João da Barra. Os cursos ofertados são na modalidade Concomitante – para aqueles que tenham concluído o Ensino Médio ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2.º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente - e Subsequente - que tenham concluído o Curso Técnico de Nível Médio ou o Ensino Médio (antigo 2.º grau), ou que possuam Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Os cursos são diversos, entre eles: Eletromecânica, Química, Edificações, Telecomunicações e Enfermagem.

 Já para os Cursos de Graduação, são ofertadas 354 vagas nos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Há vagas para diversos cursos, entre eles: Engenharia de Computação, Teatro, Matemática, Manutenção Industrial, Música e Sistemas de Informação.

 Uma novidade importante em relação ao Vestibular são as mudanças em alguns critérios de avaliação. “Da 1.ª para a 2.ª fase, estará classificado o candidato que não zerar em nenhuma das áreas do conhecimento e que obtiver a nota mínima 10, de 50 questões. Na 2.ª fase, a partir deste processo, o candidato faz exclusivamente a redação – com exceção dos cursos que tem aptidão ou habilidade específica –, e no resultado final, cada campus e curso atribui o peso à pontuação de acordo com as áreas do conhecimento. Então, o resultado final é feito somando a pontuação obtida pelo candidato, multiplicada pelo peso por área do conhecimento daquele curso em que ele se inscreveu”, explica Marcelo. 

 Para fazer a inscrição em qualquer uma das seleções, é necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio, Documento Oficial de Identificação com foto, próprio, e e-mail; pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00 (Processo Seletivo) ou R$ 65,00 (Vestibular), por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no momento da inscrição; e observar atentamente as orientações dos Editais.

 Todas as informações estão disponíveis em www.selecoes.iff.edu.br, mas o candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br.


Avança Varejo



Olá! Clique aqui e fale com a gente.