Inovação é tema de painel no III Fórum Nacional do Comércio

A cultura digital é apontada como elemento essencial na transformação do varejo durante o III Fórum Nacional do Comércio, realizado em Brasília, nesta quarta-feira (25).


26/10/2017 11h51

O evento que reúne empresários, políticos e lideranças do Sistema CNDL contou com as palestras do fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, e do CEO da Sambatech, Gustavo Caetano.

No painel “Crescendo com inovação”, mediado pela jornalista Renata Ceribelli, Serrentino falou sobre os principais desafios de inovar no setor. O consultor, com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo, afirmou que o mundo digital faz com que as empresas varejistas repensem seus modelos de negócios.

“O empresário inova quando identifica maiores oportunidades de gerar valor para o seu cliente. É preciso inserir a cultura digital no ambiente de varejo, gerando engajamento de pessoal e mudanças no modelo de gestão”, analisou Serrentino.

Considerado uma das mentes mais inovadoras do país, Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, falou da sua experiência profissional com a inovação em grandes empresas.

Para ele, o diferencial está em buscar soluções em mercados inexplorados e não criar resistência diante das mudanças. “Ter um propósito para inovar de forma que melhore a vida das pessoas tentando resolver algo que está errado é essencial. Planejar menos e executar mais também é um caminho para excelentes resultados”, destacou o Caetano.

Segundo o especialista, bloqueios mentais e a resistência a novas ideias fazem com que as pessoas não consigam sair do lugar.

O Fórum segue até as 18 horas com o painel “O Setor de Comércio e Serviço e a Retomada do Crescimento Econômico”. Em seguida, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fará o encerramento do evento com uma palestra sobre o cenário da economia nacional.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!