Senado Federal celebra o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa em sessão especial

As Micro e Pequenas Empresas foram homenageadas nesta quinta-feira (5) em sessão especial, convocada pelo senador José Pimentel (PT–CE), no Senado Federal.

06/10/2017 10h28

Senadores, deputados e representantes do segmento aproveitaram a ocasião para destacar que a burocracia e a dificuldade de acesso ao crédito empresarial são as principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos empresários.

Segundo o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif, a micro e pequena empresa representa 98% do universo empresarial no Brasil, mas a norma ainda é ditada pelos outros 2%.

“Nós perdemos aquela sensibilidade de tratar esse pequeno com o apoio necessário, com a desburocratização necessária – porque burocracia é fatal para a sobrevivência do pequeno, que vai só conseguir sobreviver na informalidade”, destacou Afif.

Ao lembrar os dez anos do Simples Nacional, que facilita o pagamento de impostos dos pequenos empreendedores, o presidente do Sebrae afirmou que a medida não pode ser considerada renúncia fiscal. “Simples é uma marquise protetora daqueles que querem trabalhar e prosperar, uma marquise protetora desse lixo burocrático que é jogado em cima da nossa sociedade”, afirmou.

O senador José Pimentel reforçou que, depois do Simples Nacional, foram criadas mais de 12 milhões de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais no Brasil. “As micro e pequenas empresas geraram 8,087 milhões empregos a mais, empregos de verdade, empregos com carteira assinada”, disse Pimentel. “Isso é o que permitiu alavancar bastante a nossa economia nesse período, a microeconomia”, completou.

Durante a cerimônia, compuseram também a mesa o deputado Jorginho Mello, Coordenador da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional, o senador Armando Monteiro e o secretário do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, José Ricardo Veiga.,

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

É comemorado no dia 5 de outubro em referência à criação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte sancionado nesse dia em 1999.