Entidades de classe se Movimentam contra Aumento do Código Tributário

05/09/2017 15h27

O desembarque do Código Tributário enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores para audiência Pública e votação está gerando polêmica, com as entidades representativas de classe que estão questionando vários pontos do Código, que segundo elas reajustam taxas e tributos em percentuais proibitivos.

Na manhã de hoje (5) houve uma reunião do empresariado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN/NF), quando o assunto foi discutido. Na véspera, na noite de segunda-feira (04/09) durante uma assembleia de Associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o tema também foi debatido e foram muitas as críticas sobre o tratamento final que o Executivo deu ao projeto.

- Fizemos várias rodadas de negociação com a equipe do prefeito Rafael Diniz. Reconhecemos as dificuldades do governo, mas também é preciso entender que os empresários e os trabalhadores não conseguem pagar mais impostos. - disse o presidente da CDL, Joílson Barcelos.

Joílson foi prudente acrescentando que o empresariado não quer fechar o canal de entendimento com o governo municipal- “muito pelo contrário: queremos colaborar com soluções. Tanto que na próxima segunda-feira teremos uma reunião aqui quando o Código Tributário voltará a ser debatido e com agentes do governo municipal” - disse Joílson.

O presidente da CDL disse ainda que desde o começo da crise sobre o perfil do Código Tributário, a entidade contratou o advogado tributarista Carlos Alexandre. Ele ponderou que infelizmente não pode descartar a possibilidade de questionar itens do código na Justiça, mas acredita ainda em uma negociação na reta final, destacando que considera Rafael Diniz um político bem intencionado com capacidade de entender a gravidade da situação.