BR-101 fechada em defesa dos royalties

A retenção no tráfego atingiu mais de 40 quilômetros e reuniu centenas de veículos

11/03/2010 00h00

Estrada foi fechada com madeira e pneus queimados e engarrafamento já chega a mais de 40 quilômetros em ambos os sentidos. Policia Rodoviária Federal negocia o fim do protesto para liberar o tráfego.

Ao saber da manifestação realizada na BR-101, nesta quinta-feira (11), que já dura mais de sete horas, a prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) se solidarizou com o movimento liderado por representantes da sociedade civil organizada e moradores dos municípios produtores de petróleo da região. A prefeita chegou, ao local, de helicóptero, depois de ter tentado seguir viagem através da rodovia federal. "Seja qual for o resultado, eu vou morrer lutando", disse Rosinha. Ela está convocando toda população a ir para o local e participar do movimento "Justiça para quem produz".

Segundo Rosinha Garotinho, ela não poderia deixar de se solidarizar com o movimento em defesa dos interesses legítimos dos municípios e do Estado do Rio de Janeiro. "Somos solidários ao movimento da sociedade civil e vamos oferecer todas as condições necessárias para os manifestantes", destaca a prefeita.

A prefeitura assegurou as condições de segurança e saúde do movimento da sociedade civil organizada.  Foram instalados banheiros químicos  e tendas para proteger os manifestantes do sol e os empresários forneceram lanche para os manifestantes. Estiveram presentes, ainda, à manifestação o presidente da OAB/Campos, Felipe Estefan; o presidente da Coagro, Frederico Paes; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Luiz Celso alves; o presidente da Câmara Municipal, Nelson Nahim, e vereadores; e o representante do Crea e Anfea, Gustavo Manhães, além de representantes da sociedade civil de Macaé, Quissamã e Carapebus.

- O protesto na BR-101 está sendo realizado de forma pacífica e ordeira para defender os direitos legítimos do povo de Campos, da região e do Estado do Rio de Janeiro.  Peço às pessoas que compareçam ao local e participem desta ação em defesa dos royalties produzidos na nossa região - destacou a prefeita Rosinha.

A prefeita explicou todas as ações que vem sendo tomadas desde que começou a lutar contra a redistribuição dos royalties, em fevereiro do ano passado. Ela reforçou que está confiante na Justiça para que possa reverter a situação. Atualmente, os prefeitos aguardam  o julgamento do Mandado de Segurança, impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Ompetro, para que possa ser atestada a inconstitucionalidade da Emenda Íbsen. “Vou entrar em contato com os prefeitos e marcar uma ida ao Rio de Janeiro e, se for necessário, até Brasília”, completa a prefeita.

O movimento reuniu moradores de municípios de Campos, Macaé, Quissamã, São João da Barra, entre outros. A retenção no tráfego atingiu mais de 40 quilômetros e reuniu centenas de veículos. O protesto começou por volta das 7h da manhã, quando os manifestantes interditaram a pista com máquinas e ateando fogo em pedaços de madeira e pneus. Devido à retenção na estrada, a venda de passagens com destino ao Rio de Janeiro, no Shopping Estrada, ficou suspensa.