Cariocas são os que mais se importam com o preço antes de adquirir um produto

Os consumidores cariocas são os que mais se importam com o preço dos bens e serviços antes de comprar.


22/01/2010 00h00

Esse item é o mais considerado por 21% dos moradores da capital do Rio de Janeiro. No Recife, apenas 18% das pessoas apontam o preço como o quesito mais importante.
Os moradores do interior de São Paulo vêm em seguida, já 17% priorizam o preço antes de comprar. Em Porto Alegre são 17% e Belo Horizonte, 10%. Moradores da capital paulista são os que menos se importam com o bolso: 5% colocam o preço em primeiro lugar.

Os dados são resultado da pesquisa "As empresas que mais respeitam os consumidores", realizada pelo Grupo Padrão, que identificou as preferências dos consumidores no momento da decisão de compra.

Atendimento
Os paulistas são os mais exigentes quando o assunto á atendimento ao consumidor: 76% presam pela boa recepção nas lojas, enquanto os mineiros que priorizam esse quesito são 74%. Entre os gaúchos, 61% destacam o atendimento como o que mais importa.

Considerando apenas os moradores da capital paulista, são 59% os que se importam com o atendimento enquanto os recifenses são 56%. Por último, os menos exigentes são os cariocas: 53%.

"Os consumidores estão mais criteriosos em suas escolhas, pois sabem que as empresas se preocupam com suas preferências, o que acaba beneficiando-os", disse o especialista em relações de consumo do Grupo Padrão, Roberto Meir.

Qualidade
Quando se fala em qualidade do produto, os mais exigentes são os moradores de Porto Alegre. Esse quesito é o mais levado em consideração por 43% deles. Em São Paulo, a qualidade é a principal exigência de 27% dos consumidores, enquanto em Belo Horizonte são 25%.

Recife registrou 25% das preferências por qualidade, Rio de Janeiro 22% e, no interior de São Paulo, esse fator só conquistou 20% dos entrevistados.

Pesquisa
O estudo foi feito com consumidores das classes A, B, C e D, acima de 18 anos, moradores de São Paulo (capital e interior), Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
 
Autor: Infomoney


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!