Sony Ericsson tem prejuízo milionário e perde mercado

A Sony Ericsson anunciou nesta sexta-feira (22) um prejuízo líquido de 167 milhões de euros no quarto trimestre do ano passado e mostrou que continua perdendo espaço para as concorrentes.

22/01/2010 00h00

No mesmo período de 2008, a companhia havia acumulado perdas de 187 milhões de euros.
Quando se excluem as despesas não recorrentes, o prejuízo operacional ajustado caiu para 40 milhões de euros, de 133 milhões de euros registrados um ano antes.

No período, a associação entre a Sony do Japão e a Ericsson da Suécia reportou um declínio de 40% nas vendas de aparelhos celulares, que somaram 1,8 bilhão de euros. O resultado fez com que a empresa alcançasse o marketshare de 5% no quarto trimestre, sendo que nos últimos três meses do ano anterior, ela tinha uma fatia de 8% do mercado.

Em todo o ano de 2009, o grupo acumulou prejuízo líquido de 836 milhões de euros, um forte aumento das perdas ante o prejuízo de 73 milhões de euros registrado em 2008. Em termos de receita, a empresa marcou 6,8 bilhões de euros no ano passado, o que significou também um recuo de 40% em bases anuais de comparação.

Reestruturação

A competição que o grupo enfrenta no mercado internacional e a crise mundial fizeram com que a Sony Ericsson apresentasse ao mercado um programa de reestruturação em meados de 2008, que visava à redução das despesas operacionais em 880 milhões de euros.

Desde o início do programa, o grupo já reduziu seu quadro de funcionários em 2,5 mil pessoas até o fim do ano passado. Até então, as despesas com a reestruturação já tinham somado 339 milhões de euros e devem chegar a 500 milhões de euros, segundo as projeções da companhia.

Grande parte dos benefícios da medida, no entanto, ainda não foi sentida nos resultados. A companhia espera que sejam registrados apenas durante o segundo semestre deste ano.

"Nós vamos continuar com o foco de retornar a empresa à lucratividade, por estabelecer a Sony Ericsson como uma marca baseada em entretenimento da comunicação", afirmou em nota o presidente da companhia Bert Nordberg, enfatizando seus planos da fabricação de um celular que use o sistema operacional do Google, o Android.

A Sony Ericsson estima que o mercado global de celulares tenha terminado o quarto trimestre do ano passado com resultados similares aos do mesmo período de 2008. Já para todo o ano de 2009, a empresa prevê uma queda de 8% em termos de volume de vendas do mercado, para 1,1 bilhão de unidades.

Para 2010, a Sony Ericsson projeta um "leve crescimento" no mercado global de aparelhos celulares. "Para nós, 2010 será um ano difícil, já que os benefícios completos dos cortes nos gastos não vão impactar nossos resultados até a segunda metade do ano, mas estamos confiantes que nosso negócio está no caminho certo", ressaltou o executivo.

Autor: Valor Online