Atendimento e qualidade são mais importantes que preço na decisão de compra

O atendimento é mais levado em consideração pelos consumidores, na hora de tomar a decisão por comprar um bem ou serviço, superando até mesmo a qualidade do produto ou o preço.


22/01/2010 00h00

O dado faz parte da pesquisa "As empresas que mais respeitam os consumidores", realizada pelo Grupo Padrão, que identificou as preferências dos brasileiros na hora da compra.
No quesito atendimento, apontado como mais importante por 61% dos entrevistados, cerca de 34% destacaram educação, cortesia e boa apresentação como essenciais.

"Os brasileiros estão cada vez mais exigentes, pois conhecem seus direitos e cobram as corporações que eles sejam cumpridos", declarou o especialista em relações de consumo do Grupo Padrão, Roberto Meir.

Qualidade e preço
Em segundo lugar, ficou a qualidade dos produtos, como quesito que mais pesa na decisão de compra: preferência de 26% dos entrevistados, dos quais 14% elegeram durabilidade, garantia selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e embalagem como os itens mais importantes nesse quesito.

A imagem da empresa detém a atenção de 24% dos entrevistados na hora de adquirir um bem ou serviço, sendo que 4% levam em conta projetos de responsabilidade social.

A pesquisa mostrou que o brasileiro, pelo menos os pesquisados, não se preocupam tanto com o bolso: apenas 12% dos entrevistados apontaram o preço como fator mais importante na hora de adquirir um bem ou serviço.

Pesquisa
O estudo foi feito com consumidores das classes A, B, C e D acima de 18 anos, moradores de São Paulo ( capital e interior), Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
 
Autor: Infomoney


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