Lojistas apostam em aumento de 6,1%

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê que a atividade econômica crescerá 6,1% este ano


11/01/2010 00h00

A expectativa dos lojistas para a variação real do Produto Interno Bruto (PIB) foi divulgada, assim como dados sobre consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e relação com inadimplência de consumidores.

De acordo com o presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu Pena Gomes, o PIB brasileiro terá a terceira maior evolução no ano, perdendo apenas para a China e a índia.A retomada do dinamismo econômico no segundo semestre de 2009, com aumento do emprego, da renda e do crédito, aliado às perspectivas de inflação baixa, devem sustentar o crescimento da demanda interna, justificou.

Os investimentos do governo para infraestrutura, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento e para a Copa do Mundo, além do aumento do poder de compra das classes C, D e E, também estão nessa conta , continuou ele.

Os economistas da CNDL consideram ainda a continuidade no ingresso de investimentos externos produtivos e recuperação de preços das commodities, em contribuição ao aumento do PIB.

Baseado em registros de inclusão e exclusão de consumidores no banco de dados do SPC, Alfeu divulgou que a inadimplência recuou 4,98% em dezembro sobre novembro de 2009. Trata-se, porém, de um indicador de consumo interno da CNDL, uma vez que a entidade se nega a divulgar os números desses registros.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!