Compras à vista superam as a prazo em janeiro e inadimplência cai

As chuvas afastaram os paulistanos das compras no primeiro mês do ano, quando as compras à vista lideraram e a inadimplência registrou queda. Os dados são da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e foram divulgados nesta segunda-feira (1).


02/02/2010 00h00

As consultas ao SCPC/Cheque, que sinalizam a intenção de comprar à vista, cresceram 3,8% em janeiro deste ano, frente ao mesmo período de 2009, enquanto as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que medem a intenção de comprar a prazo, subiram 0,5% no mesmo período.

Quando analisada a média diária, as compras à vista aumentaram 7,9% e as realizadas a prazo, 4,6%. De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, “felizmente as projeções positivas para este ano já estão se confirmando pelos fatos, sobretudo, pelas médias diárias que devem ser consideradas”.

Segundo a ACSP, as vendas poderiam ter crescido mais não fossem pelas chuvas, que castigaram o estado de São Paulo durante 38 dias seguidos, e pelas liquidações deste ano, menos intensas do que as de 2009.

Inadimplência
Apesar das vendas em alta, a inadimplência está em queda. Registros recebidos no cadastro de inadimplência da ACSP tiveram queda de 3,4% em janeiro, frente ao mesmo mês do ano passado, enquanto os registros cancelados, que demonstram a recuperação de crédito, aumentaram 7,6%.

A ACSP afirmou que a inadimplência está em queda pela recuperação do emprego e pelo alongamento dos prazos no crediário, que tem facilitado a renegociação das dívidas.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!